Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Projeto social já plantou quase 500 mudas de plantas no Bairro São José

- anúncio-

Alguns moradores já se sensibilizaram com a causa e as plantas adotadas se recuperam pouco a pouco

1 (2)

Como forma de preservar o meio ambiente, assim como, de embelezar a cidade, projetos sustentáveis têm sido desenvolvidos por moradores no município de Vilhena e um deles é o de plantio e cuidados com árvores, que através dele já foram plantadas quase 500 mudas no Bairro São José, sendo que quase 200 foram na praça da região.

- Advertisement -
- Advertisement -

1 (1)

- Advertisement -

O projeto teve início em 2014, com iniciativa do Banco do Brasil, porém na época não tiveram muito êxito devido à época da seca, além de alguns frequentadores da praça que danificam e roubam mudas e por essa razão não deram continuidade.

1 (3)

A partir de então a professora aposentada Marlice de Fátima Martins Rodrigues, juntamente com o vizinho Francisco e a agente comunitária de saúde Roseni Mezabarba que é coordenadora do projeto “Sustentabilidade e Gestão dos Resíduos Sólidos” abraçaram a causa e deram continuidade ao serviço social que cuida das mudas na Praça do Bairro São José e ao redor da Escola Estadual Senador Ronaldo Aragão.

13720645_861245600672869_630562834_o

No primeiro ano do projeto, 70 mudas foram plantadas, já em 2015 a região passou a contar com mais 60 mudas, que foram plantadas para fazer a reposição das mudas que foram arrancadas ou não sobreviveram. De acordo com Marlice, a previsão para este ano é que cerca de 30 mudas sejam replantadas, número consideravelmente menor comparado aos anos anteriores.

As mudas plantadas foram arrecadas através de campanha na escola Ronaldo Aragão, onde professores se uniram para comprar algumas. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também contribuiu com o projeto social e fez a doação de algumas plantas.

13718121_861245730672856_1291494170_o

Mesmo que alguns ainda não tenham aderido ao projeto social e ainda aconteça destruição de algumas mudas, a professora relata que isso não é motivo para desistirem da causa e que o objetivo é envolver o máximo de pessoas possível, fazendo com que elas se sintam corresponsáveis pelas plantas. “Agora nós estamos fazendo trabalho de formiguinha, convidando os moradores para “adotar” algumas mudas e regá-las cerca de 3 vezes por semana”, disse Marlice.

Marlice disse ainda que na época da chuva a natureza se encarrega do serviço, mas a partir de abril a professora pede que os moradores contribuam com a saúde das plantas que já estão adubadas e irão precisar de água.

Em longo prazo o projeto social irá render muitos benefícios a população e a responsável pela ação já pensa em projetos pedagógicos que poderão ser desenvolvidos na praça, como por exemplo, levar os alunos a praça para realizar leitura no local.

Dividir o serviço com os moradores da região é a forma mais fácil de manter as plantas “saudáveis”, pois se cada um adotar duas ou mais mudas para regar, será mais viável do que duas pessoas regarem quase 500 mudas.

No mês de novembro será feita a reposição das plantas e quem se interessar em ajudar poderá procurar Marlice que mora próximo à praça.

 

Texto e fotos: Redação

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas