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Projeto de extensão do IFRO Vilhena realizará mais 03 sessões temáticas

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CARTAZ NAS CINZAS DA FLORESTA

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Junho, o Projeto de Extensão História, Cinema & Tecnologia do IFRO – Campus Vilhena estará realizando mais 03 sessões temáticas. O público-alvo do projeto são estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de Vilhena, mas o projeto também está aberto a servidores e estudantes do IFRO e à comunidade em geral que queiram debater as temáticas.

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13 de Junho de 2016 – Segunda-feira – 07:15 às 11:30 – Documentário A Década da Destruição – O filme retrata o processo de colonização de Rondônia, foi filmado entre 1980 e 1990 e discute os problemas em relação a conflitos entre camponeses, indígenas, fazendeiros; bem como o impacto do processo de colonização recente sobre a floresta amazônica.

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Após exibição do Filme, palestra e debate com Cíntia Bárbara Paganotto Rodrigues, Advogada que atua na área de Direito Agrário, Graduada em História (UNIR) e Mestranda em História e Estudos Culturais (UNIR) – Temática: Migração, Colonização e Conflitos Agrários.

14 de Junho de 2016 – Terça-feira – 13:15 às 17:30 – Longa-metragem O Carrasco

O filme apresenta o contexto do fim da Idade Média onde a ação da inquisição católica tenta sufocar práticas religiosas destoantes dos dogmas da Igreja.

Após exibição do Filme debate com Profª. MARCELA IRIAN ANGÉLICA M. MARINHO (Graduada em História, Mestre em História / Faculdade da Amazônia – FAMA). Temática: História Medieval e Inquisição.

15 de junho de 2016 – Quarta-feira – 13:15 às 17:30 – Longa-metragem 12 anos de Escravidão

Filme baseado em fatos reais onde se retrata a escravidão de negros nos Estados Unidos da América.

Após exibição do Filme debate com Prof. Uilian Nogueira Lima (Graduado em História, Professor do IFRO/Calama – Porto Velho, Mestrando em História e Estudos Culturais – UNIR). Temática: Escravidão moderna e Luta por Igualdade Racial.

Segundo o professor Márcio M. Martins, “O projeto de extensão possibilita aos alunos da rede pública estadual e do IFRO um espaço de socialização e discussão de inúmeras temáticas presentes no nosso cotidiano. Em uma sociedade em que as produções cinematográficas ganham espaço, é preciso utilizar este importante mecanismo em temáticas que estão inseridas nas salas de aula”. O coordenador ainda ressalta que o projeto tem aproximado o IFRO das escolas da rede pública e que esta aproximação poderá possibilitar novas ações extensionistas futuras do Instituto.

Márcio Marinho

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