Prefeitura reativa termo de cooperação técnica com frigorífico em Vilhena - Folha de Vilhena
<

Prefeitura reativa termo de cooperação técnica com frigorífico em Vilhena

Editoria II janeiro 24, 2017 0


 

Na tarde desta segunda-feira, 23, a prefeita Rosani Donadon (PMDB) e o vice Darci Cerutti (DEM) participaram de uma reunião com alguns secretários da administração e representantes do frigorífico de JBS Friboi para discutir o termo de cooperação técnica com a empresa que é referência em Vilhena.

A reunião foi realizada no gabinete da prefeita e contou com a participação dos secretários Valdiney de Araújo Campos (Planejamento), Miguel Câmara (Administração), Ivete Maria Pires (Integração Governamental) e o chefe gabinete interino, Arijoan Cavalcante, e dos gerentes da filial de Vilhena do frigorífico, Elisandra Raymundi, Ivan Antonio Ritter, Carlos Henrique da Silva, além do chefe do Serviço de Inspeção, Federal Mario Cesar Brandão, e do veterinário Jorge Adalberto Azevedo Garamba.

A reunião teve como objetivo discutir e reativar o acordo técnico entre o município e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além da abertura de novos mercados.

O acordo entre a Prefeitura e MAPA prevê a inspeção sanitária da carne produzida no frigorífico e confere a ela um selo de qualidade, o SIF (Selo de Inspeção Federal), necessário para a comercialização com os Estados Unidos e outros mercados internacionais.  Com o convênio, o município se encarrega de ceder para o núcleo de sanidade animal em Vilhena, médicos veterinários e agentes de inspeção sanitária.

A prefeita Rosani Donadon ressaltou a importância de manter o acordo técnico para o aumento da produção de abates na unidade do município e com isso garantir a oferta de empregos. “Trabalhar para gerar emprego e renda no município é um dos nossos objetivos, pois queremos fazer Vilhena voltar a crescer e se desenvolver”, afirmou a prefeita.

De acordo com gerente do frigorífico, Carlos Henrique, atualmente a unidade de Vilhena exporta carne para vários países, entre eles Rússia e Estados Unidos. Além disso, a filial de Vilhena emprega cerca de 1200 funcionários e a intenção é ampliar esse número ainda no mês de fevereiro. “Estamos abatendo diariamente cerca de 1.250 cabeças de gados e vamos ampliar esse número para 1.500 ainda no mês de fevereiro. Para isso vamos contratar mais 100 funcionários ampliando a geração de empregos para o nosso município”, ressaltou Carlos Henrique.

Já o vice-prefeito Darci Cerutti informou que administração pretende buscar parceria para trazer frigoríficos suínos e de frangos, entre outras empresas. “Vilhena tem capacidade para formar uma cadeia produtiva para receber essas empresas, e nós temos o compromisso de buscar parcerias para trazer novas indústrias para gerar emprego e renda”, finalizou Darci Cerutti.

SEMCOM

 

Comente

comentários


Deixe uma resposta »