Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 17 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Potencial econômico de Rondônia atrai investidores japoneses

- anúncio-

DESENVOLVIMENTO 

inauguracao-agro-amazonia-570x380

O crescimento do agronegócio em Rondônia chama a atenção de investidores japoneses. Somente neste mês de novembro duas lojas no ramo do agronegócio, do grupo Sumitomo Corporation,  foram instaladas no estado, uma em Vilhena e outra inaugurada nesse sábado (26), em Ariquemes, com a presença do governador Confúcio Moura; e do secretário de Estado de Agricultura, Evandro Padovani.

- Advertisement -
- Advertisement -

Para Padovani, os  holofotes dos investidores estrangeiros direcionados a Rondônia é em decorrência da crescimento da produção de soja no estado, que segundo ele atualmente tem  8,4 milhões de hectares ocupados pela agropecuária, desses,   4,5 milhões  em fase de degradação de pastagem.

- Advertisement -

“Vamos avançar na produção de grãos como,  soja, arroz e milho sem derrubar nenhuma arvore”, disse.

O secretário explicou que os quase  300 mil hectares de produção de soja no estado hoje correspondem a apenas 5% do potencial de crescimento que o estado tem.

“A projeção para a safra 2016/2017 é entre 8,4% e 11,6%, e  a produção brasileira deve crescer entre 6,7% e 9%. “O governador Confúcio trabalha o desenvolvimento do estado com sustentabilidade”.

O governador Confúcio Moura  ressaltou a  importância de novas empresas no estado, como gerador de emprego e renda, e destacou a região Vale do Jamari como  a nova fronteira agrícola na produção de grãos, tendo grandes áreas de pecuária a ser integradas com a agricultura.

“Apesar de recente na cultura de soja, a região está tendo um bom desempenho com números favoráveis e aumentando cada vez mais.  Além do estado ser grande produtor de grãos, ele tem logísticas, porto hidrovia rio Madeira, e Rondônia continuará crescendo na produção de grãos, em especial na soja e no milho”, afirmou Confúcio.

O sócio brasileiro Luiz Piccin,  ao apresentar a empresa, ressaltou o poder econômico, desenvolvimento sustentável  e a logística privilegiada do estado como mola propulsora na decisão do grupo em investir em Rondônia.

Segundo ele, somente em 2015 o Produto Interno Bruto em Rondônia  cresceu 4,5, alavancado pelo agronegócio, ressaltou o estado  como o maior produtor de peixe do Brasil  e um dos grandes criadores de gado, com  mais 13 milhões de cabeça. “Inicia uma nova era de desenvolvimento, e a empresa quer contribuir e trabalhar com o desenvolvimento do estado de forma sustentável”, ponderou.

O diretor de Planejamento, koji Ihamami, disse que o grupo enxergou  em Rondônia um estado promissor, com vocação agropecuária e piscicultura, o que fez escolher além do município de Vilhena, também  o de Ariquemes, por  ser a terceira maior cidade do estado, e por ser um polo de referência no Vale no Jamari, além de estar em expansão a cultura da soja. “Acreditamos em Rondônia e apostamos em crescer juntos”, destacou.

Redução do ICMS de fertilizantes

A parceria entre os governos do Mato Grosso e Rondônia em prol do desenvolvimento agrícola reduziu a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de fertilizante de 8,4% para 2,1% no Mato Grosso.

“Antes os produtores de Rondônia compravam os fertilizantes dos Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com a redução da alíquota no Mato Grosso, vai diminuir o custo de produção, porque barateia o frete e com essa economia pode melhorar a adubação e  consequentemente o melhoramento nas pastagens e o aumentos da produção de grãos”, ressalta o governador.

Confúcio  informou que uma indústria misturadora de fertilizantes está se instalando em Comodoro, município mato-grossense localizado nas proximidades de Vilhena, já em Rondônia.

A empresa

A Agro Amazônia é considerada uma grande  rede no ramo de insumos agropecuários e assistência técnica no Brasil há 33 anos. Trabalham  Atualmente o grupo  Sumitomo Corporation gera 412 empregos diretos com 32 lojas no ramo de vendas de produtos agrícola, pecuária e serviços de assistência técnica no campo no Brasil, distribuídas nos estados de  Rondônia, Goiás , Tocantins e Pará. No próximo ano,  o grupo também atuará em Mato Grosso do Sul.

 

 

Fonte: Secom/Governo de Rondônia

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas