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Moradores reclamam da falta de coleta de lixo em Vilhena

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Populares afirmam que falhas no serviço já duram um mês.
Saae diz que serviço será normalizado até a próxima semana

Moradores de Vilhena, têm reclamado da falta de coleta de lixo no município. As falhas no serviço já duram um mês, segundo relatos da população. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) admite o problema e afirma que uma empresa contratada em caráter emergencial deve começar os trabalhos até o dia 02 de agosto e o recolhimento dos materiais deve ser normalizado.

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A costureira Maria Aparecida mora no Bairro Cristo Rei e conta que o recolhimento do lixo tem sido feito uma vez por semana na região, mas o caminhão da coleta já ficou até 15 dias sem passar. A dona de casa Gisele dos Santos, do Bairro Jardim Primavera, reclama que os detritos ficam acumulados na frente das residências, provocando mau cheiro e atraindo animais.

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O aposentado Jonatan Goulart, do Bairro São José, reitera que a população paga a taxa de lixo e não tem o serviço prestado adequadamente. O músico Odair Gonzatto, do mesmo bairro, diz que a situação é preocupante. “Eles estão demorando semanas para recolher o lixo. Todos nós pagamos a taxa de lixo e queremos que ele seja coletado. O lixo fica apodrecendo na frente das casas”, enfatiza.

O diretor do Saae, Pedro Henrique da Paz Batista, explica que o contrato da empresa que fazia o serviço na cidade encerrou no dia 15 de junho. A autarquia abriu uma contratação emergencial até que fosse homologado o pregão eletrônico. No entanto, uma empresa interessada entrou com mandado de segurança e o processo foi cancelado.

Em seguida, o pregão eletrônico marcado para acontecer no dia 07 de julho foi suspenso, pois novamente uma empresa interessada entrou com mandado de segurança. “Ficamos somente com os caminhões do Saae e Secretaria de Obras, de três a cinco veículos, e com 10 a 12 garis. O lixo acumulou. Quando chega ao último bairro, o primeiro já está acumulado de novo”, argumenta.

Batista afirma que 26 garis foram contratados no dia 24 de junho por 60 dias ou até que o mandado de segurança seja julgado, visto que a mão de obra estava deficitária. Contudo, os veículos começaram a quebrar e os problemas continuaram.

“Uma contratação emergencial foi aberta tanto para equipamentos, tanto para mão de obra. Abrimos as propostas na sexta-feira [22] e teve uma empresa de Vilhena ganhadora. O contrato tem prazo máximo de 90 dias ou até ser decidido sobre o mandado de segurança do pregão eletrônico”, ressalta.

Conforme o diretor, a empresa deve começar os trabalhos até o dia 02 de agosto e o serviço de coleta deve ser normalizado. Além disso, ele ressalta que esta contratação vai desativar a estação de transbordo do município, pois a empresa irá levar o lixo até o aterro sanitário.

“Nosso interesse é que a licitação saia logo, mas têm as demandas judiciais que fogem da alçada do Saae. Enquanto isso, só temos estrutura para passar uma vez por semana nos bairros. Mas acreditamos que na próxima semana tudo se normalize”, conclui.

Fonte: G1/RO

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