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Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





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“Remendos” na ponte sobre Rio Santa Cruz em Pimenteiras ainda gera revolta

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Antes que fosse colocado fogo na Ponte sobre o Rio Santa Cruz construída na 4ª Eixo, entre as linhas 8 e 9, a reportagem da Folha de Vilhena, alertou sobre o perigo que representava, pois carretas carregadas de grãos mexiam com toda a estrutura  da mesma.

O próprio Prefeito de Pimenteiras, João Miranda teria alertado às autoridades do estado da ponte e sobre os perigos que representava, mas nenhuma providência foi tomada, até que um grupo de pessoas atearam fogo, mas queimou apenas a estrutura das tábuas, sendo controlado depois, com a chegada dos Bombeiros.

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O Gerente do DER em Colorado do Oeste, Paulinho da Cenacol, disse que a responsabilidade dos cuidados era do DNIT, inclusive enviou a nossa redação uma cópia da transferência de responsabilidade, sendo imediatamente desmentido pelo responsável do DNIT em Vilhena, mostrando documento que o DER, é, sim responsável pela estrada, pelo período de cinco anos, tanto é que o próprio Governo do Estado está gerenciando a construção do asfalto que já se estende por 10 quilômetros, partindo da linha 3.

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A ponte foi “restaurada”, com a troca apenas das tábuas que foram queimadas, mas a viga principal que estava caída, apenas foi retirada do lugar e não foi substituída, fato que ocasionou diversas ligações para nossa redação, para comunicar ao Gerente do DER na região que a ponte poderá desabar a qualquer momento já que o fluxo de carretas é grande.

A situação continua precária com as vigas principais apodrecidas colocando em risco os veículos que trafegam na  região, inclusive a estrada está cheio de costela de vaca, prejudicando a suspensão dos veículos que por ai trafegam, pois o Departamento de Estradas e Rodagem de RO- DER.

O DNIT já deixou claro que a responsabilidade era do Governo do Estado de Rondônia através do Departamento de Estradas de Rodagens – DER conforme Convênio de Delegação nº 170/2015 assinado entre as partes no dia 03 de Março de 2015, onde está destacado na cláusula nona que o prazo da Delegação é de 1.080 dias prorrogáveis por igual período conforme Portaria nº 041/2006 do Ministério do Transportes, onde o Extrato da Portaria foi publicado no DOU no dia 23 de Março de 2015 conforme previsto na cláusula décima segunda do Convênio de Delegação nº 170/2015.

Pois bem, após todo esse empurra-empurra sobre de quem era a responsabilidade da 4ª eixo, a ponte foi “restaurada”, mas motoristas que trafegam todos os dias por aquele local, declararam a nossa reportagem que as tábuas colocadas não irão aguentar o peso por muito tempo. “Parece que faltou verba para fazer uma ponte nova já que nela só tem remendos os quais não irão aguentar os caminhões carregados e pesados que por aí circulam todos os dias”, diz Edivaldo Santiago.

Vários motoristas já anunciaram que a ponte construída há mais de 20 anos sobre o Rio Santa Cruz  esta comprometida e que a mesma coloca em perigo a vida dos motoristas e pedestres que trafegam nela, pois alertam que o Município de Pimenteiras poderá ficar mais uma vez isolada.

A falta de cuidados e recuperação da estrada é por tanto de responsabilidade do DER em Colorado, que fez apenas um remendo na ponte sem se importar se ela aguenta ou não e por quanto tempo o tráfego de caminhões pesados na quarta eixo.

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Autor: Osias Labajos

 

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