Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


“Julho Amarelo”: SAE/CTA intensifica ações contra hepatites em Vilhena

- anúncio-

182_2283

Em alusão ao dia 28 julho, data em que se comemora Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, o estado de Rondônia atendeu a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e instituiu em 8 de março de 2016 a Lei n° 3.766 que inseriu no calendário oficial o “Julho Amarelo”, como forma de iniciar uma campanha de erradicação da doença.

Em conversa com a psicóloga e gerente técnica do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, Serviço de Atendimento Especializado em HIV, AIDS e Hepatite – SAE de Vilhena, Maria Zilda Golin, vários profissionais das Unidades Básicas de Saúde – UBS serão capacitados para realização dos testes rápidos, visto que a partir deles se poderá detectar a patologia e dar início ao tratamento e consequentemente a cura. Além dos testes rápidos para detectar hepatite, os profissionais ofertarão também, na oportunidade, testes de sífilis, HIV e outros rápidos.

- Advertisement -
- Advertisement -

Neste mês as ações de combate à doença são intensificadas através da realização de testes rápidos para hepatite B e C nas UBS, palestras, e uma busca pelos pacientes já diagnosticados com a doença, objetivando informar e orientar a população, assim como fazer o acompanhamento de pacientes já diagnosticados.

- Advertisement -

Atualmente o teste rápido para hepatite é ofertado às gestantes na atenção básica, e a partir da capacitação dos profissionais durante um período deste mês serão estendidos a toda população nas UBS’s.

Segundo Zilda, 18 casos da doença já foram confirmados em Vilhena, sendo que 15 são hepatite B e 3 são do tipo C. Diante disso, a profissional ressaltou a importância de um diagnóstico precoce, “quanto antes iniciar o tratamento, maior são as chances de atingir cura”, afirmou.

O vírus pode passar anos destruindo o fígado da pessoa de forma silenciosa, sem apresentar nenhum sintoma. Levando isso em consideração, Zilda convida toda a população para realizar os exames, em especial pessoas com 40 anos ou mais devido aos procedimentos realizados antigamente, que podem oferecer algum risco a saúde. A meta é atingir 80% da população, e para isso as equipes visitarão empresas, praças e pontos estratégicos da cidade.

Atualmente a vacinação contra hepatite B, que é disponível na rede pública, é um método de prevenção, porém, em algumas pessoas a imunização não é efetivada e elas ainda correm o risco de serem contaminadas. Sendo assim, é importante que todos realizem os exames. “É uma doença muito complexa, que mata tanto quanto a AIDS, e é 100x mais contagiosa do que o HIV”, conta.

O SAE conta com uma equipe altamente capacitada para atender a população e para fazer o teste rápido, basta ir até o local que fica na Rua Porto Velho, número 178 no bairro 5º BEC, qualquer pessoa com mais de 12 anos pode fazer os exames sem estar acompanhado de um responsável.

 

Redação

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas