Hemocentro de Vilhena convoca doadores de sangue durante carnaval - Folha de Vilhena

Hemocentro de Vilhena convoca doadores de sangue durante carnaval

Abel Labajos fevereiro 15, 2017 0

(Foto: José Manoel/Rede Amazônica)

O hemocentro de Vilhena (RO), na região do Cone Sul, está convocando doadores para reforçar o estoque de sangue durante o período de carnaval, quando acontecem mais acidentes em ruas e rodovias. Diante disso, além do horário normal, a unidade vai abrir durante a noite desta quarta-feira (15).

Em Vilhena, mais de 20 mil doadores estão cadastrados no hemocentro, mas pouco mais de dois mil são fidelizados, e apenas vinte passam pela unidade diariamente. O diretor técnico, Edvaldo Freitas, ressalta que nesta época do ano a demanda aumenta, enquanto as doações diminuem.

“No período de carnaval, o consumo aumenta em torno de 30%. É justamente quando muitos doadores viajam, e há também problemas de saúde como viroses e gripes, o que impede a doação”, explica.

Por conta disso, o hemocentro está convocando todos os doadores fidelizados, e também busca novos voluntários.

O estudante Rodrigo Turella, de 18 aos, atendeu ao chamado, e doou sangue pela primeira vez nesta terça-feira (14). “Já tive pessoa na minha família que precisou de sangue. Pode acontecer um acidente comigo e não ter sangue. É algo para salvar vidas”, ressaltou.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Contudo, para que mais pessoas consigam fazer a doação, o hemocentro abrirá também das 18h às 21h, nesta quarta-feira.  O hemocentro está localizado na Avenida Jô Sato, número 405, Bairro Jardim América.

Regras para doar sangue
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, estar com documento com foto e bem alimentado. O doador deve ter 50 quilos ou mais e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem estar em uso de medicamentos. Além disso, é recomendado que o doador tenha dormido pelo menos 6h na noite anterior e evitar alimentos gordurosos 3h antes da doação.

Cuidados pós-doação
– Permanecer no Banco de Sangue por mais 15 minutos, para evitar que o doador se sinta mal
– Se alimentar
– Manter o curativo por pelo menos 4 horas
– Não ingerir bebidas alcoólicas
– Não fumar por 2 horas
– Evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação;
– Beber bastante líquido
– Se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

 

Fonte: G1

Comente

comentários

Deixe uma resposta »