Governo investe em cursos técnicos para alunos do ensino médio em parceria com o Sistema S - Folha de Vilhena
<

Governo investe em cursos técnicos para alunos do ensino médio em parceria com o Sistema S

Editoria Jornal fevereiro 15, 2017 0


A oferta de dez cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) para 1.110 alunos que cursam ensino médio em Rondônia é o objetivo do contrato assinado pelo governador Confúcio Moura na manhã desta quarta-feira (15) em seu gabinete, iniciativa que tem como parceiro o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Sistema Nacional de Comércio (Senac).

“O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, oferece as condições físicas, com sua estrutura de salas de aula e laboratório nas escolas estaduais, e o sistema S entra com os professores e toda sua experiência acumulada, que tem contribuído fortemente com formação de mão de obra qualificada em Rondônia e no país com muita competência”, disse a diretora pedagógica do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), professora Ângela Veronez.

São dez diferentes cursos oferecidos, com carga horária entre 200 a 1.200 horas/aulas. As aulas  começam imediatamente nas escolas Orlando Freire, Major Guapindaia, Risoleta Neves e Lydia Johnson de Macedo, todas em Porto Velho; Ricardo Catanhede e Heitor Villa Lobos, em Ariquemes; Zilda da Frota Uchôa, em Vilhena; e Alkindar Brasil de Arouca, em Guajará-Mirim. A maior parte dos 1.110 alunos atendidos, 720, são de escolas da capital.

Os cursos são de técnico em informática, padeiro, técnico em edificações, técnico em eletrotécnica, técnico em comunicação visual, técnico em programação de jogos digitais, técnico em vendas, técnico em multimídia, técnico em redes de computadores e técnico em logística. O investimento do Estado nos cursos é de R$ 3,4 milhões.

Segundo Ângela Veroniz, os cursos ofertados são resultado de pesquisa de mercado e necessidades apontadas pelos estudantes das escolas estaduais

“A oferta dos cursos é resultado de meta do governo de ampliar o ensino técnico profissionalizante para nossos alunos do ensino médio para que eles tenham oportunidade de formação profissional que permita sua entrada no mercado de trabalho”, destacou a diretora-geral de Educação Angélica Ayres.

Segundo Angélica, a orientação do governador Confúcio Moura é possibilitar que mais e mais estudantes do ensino médio tenham acesso aos cursos profissionalizantes não apenas porque oferecem a oportunidade de ingresso rápido no mercado de trabalho, mas especialmente porque está comprovado que a evasão de alunos “é praticamente inexistente” quando tem acesso a essa formação.

É que para entrar na Formação Inicial e Continuada (FIC), modalidade voltada à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho e para a elevação de escolaridade, esses estudantes não podem abandonar o ensino médio.

O govenador Confúcio Moura disse acreditar que a parceria é mais uma porta para se alcançar melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e parabenizou os profissionais da educação pelo trabalho realizado.

O secretário da Educação Valdo Alves disse ser motivo de orgulho para o governo a assinatura do contrato, que possibilita o fortalecimento de uma parceria com entidades importantes do Sistema S, levando melhoria na aprendizagem dos alunos, algo que é o objetivo principal das ações da educação neste ano.

O diretor regional do Senai Valério Andrade disse que para o Sistema S é uma honra a parceria com o governo de Rondônia. “Formar pessoas é muito importante para nós e tenho certeza que também para o Estado, para o seu desenvolvimento”, disse.

 

 

Fonte: Assessoria Governo

Comente

comentários


Deixe uma resposta »