Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Encontro Binacional em Pimenteiras fomentará turismo em Rondônia  

- anúncio-

Políticos brasileiros e bolivianos começaram a desenvolver um plano de preservação e desenvolvimento do turismo na fronteira

A prefeitura de Pimenteiras do Oeste, através da Secretaria Municipal de Turismo do município de Pimenteiras do Oeste realizou nesta sexta-feira (10) o II Encontro Binacional dos Municípios de Fronteira, Integração Rondônia no Brasil e Beni na Bolívia. A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores do município e teve na pauta: a criação de mecanismos para fomentar o turismo na região.

- Advertisement -
- Advertisement -

A reunião, que teve como objetivo inserir a região na lista de locais de grande preservação da natureza abertos à visitação, contou com a presença do prefeito de Pimenteriras, Olvindo Luiz Dondê (PDT) e o prefeito de San Ignácio na Bolívia, vereadores, militares da Marinha da Bolívia e diretores do Parque Nacional Noel Kampff Mercado, local que pertence à Bolívia, país este que faz divisa com Pimenteiras do Oeste.

- Advertisement -

Esta é a segunda reunião realizada entre os dois países e, as autoridades de ambos os lados já concordam que o primeiro passo para tornar o local uma atração turística é a preservação da natureza. A prefeitura e os dirigentes do parque concordam que proteger e preservar os ecossistemas ali existentes pode proporcionar oportunidades controladas para uso do turismo e educação.

O diretor-geral do parque boliviano, Sandro Anez Pena, chamou a atenção para o profissionalismo que deve ser empregado em todas as fases da execução do projeto. “Se a atividade turística for exercida de forma profissional e planejada, poderá gerar resultados econômicos satisfatórios e ao mesmo tempo assegurar sua sustentabilidade a longo prazo, protegendo assim o patrimônio natural e cultural”, destacou.

O prefeito Vino ao falar destacou as potencialidades da região.“Vemos que são locais de grande potencial para as mais variadas formas de turismo, porém, há a necessidade de planejamento para garantir a integridade das riquezas naturais e culturais. Falar de integração de fronteiras é abrir portas para um novo modelo de desenvolvimento dos nossos municípios, com potencialidades no turismo, gastronomia, cultura, artesanato”, reforçou Vino.

O encontro teve a participação de uma caravana de 30 representantes. Todos eles acompanharam as palestras com temas prioritários de fronteira planejados técnicos e professores dos dois países.

O Parque Nacional de Noel Kempff Mercado está localizado no departamento de Santa Cruz, Bolívia, junto à fronteira com o Brasil e foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 2000.

Texto: Redação

Fonte: Hoje Rondônia

Foto: Wilmer G. Borges

 

 

 

 

 

 

 

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas