Colorado comemora hoje 36 anos de emancipação - Folha de Vilhena
<

Colorado comemora hoje 36 anos de emancipação

Editoria II junho 16, 2017 0


Na última quarta-feira a população lotou as principais avenidas da cidade com a cavalgada que contou com a presença de 798 cavaleiros 

A cidade de Colorado do Oeste está comemorando dois eventos nesta sexta-feira, 16 de junho. Um deles é a comemoração de emancipação do município, neste dia 16 a cidade celebra seu aniversário de 36 anos. O outro motivo é que a cidade já está em festa com a realização da EXPOCOL, considerada uma das maiores festas de agropecuária da Região Norte.

HISTÓRIA

Imagem – Saber Geografia

Segundo o IBGE o município de Colorado conta hoje com aproximadamente 20mil habitantes. Em 1973 ganhou sua origem com a chegada dos colonos, sendo estes 36 de diversas partes do país. O foco atrativo para essas migrações seria a exploração agrícola, uma vez que, o município é rico em solo fértil.

Criado o Projeto Paulo de Assis Ribeiro, inicia-se por meio do INCRA, o processo seletivo para o assentamento das famílias para ocuparem a terra. Em 1975 foram as primeiras 36 famílias, intensificando o processo de assentamento em 1976, com mais de 3.500 famílias atraídas do Sul do País, totalizando em 1979, 4.500 famílias, com módulos agrícolas de aproximadamente 100ha.

Uma curiosidade diz respeito à localização atual da cidade que difere alguns quilômetros do projeto inicial de fixação do município, fato justificado diante da recusa dos pioneiros em se afastar da região que era ricamente abastecida por recursos hídricos.

O município foi criado pela Lei nº 6.921, de 16 de junho de 1981, assinada pelo Presidente da República João Baptista Figueiredo.

Fonte: consorciopublico

Texto: Redação

Fotos: Divulgação

Comente

comentários


Deixe uma resposta »