Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Cerimônia de abertura do movimento Maio Amarelo é realizada na Câmara de Vilhena

- anúncio-

A frase do movimento neste ano é “minha escolha faz a diferença por um trânsito mais seguro”

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 02, na Câmara de Vilhena, a cerimônia de abertura do movimento “Maio Amarelo”, que tem como objetivo desenvolver ações para chamar a atenção de toda a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Dessa forma, todas as ações conscientizam e estimulam a um comportamento mais responsável e seguro, evitando acidentes e preservando a vida.

- Advertisement -
- Advertisement -

- Advertisement -

O movimento coordenado entre o Poder Público e a sociedade civil foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o fito de todos os países signatários reduzirem, pelo menos, 50% os índices de acidentes de trânsito. O Brasil que também faz parte da ONU hoje aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia. Sendo estes países responsáveis por 60% das mortes no trânsito.

Durante o lançamento do movimento em Vilhena, a responsável pela educação no trânsito da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade, Claudineia de Oliveira Brigel ressaltou que, atualmente, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte na faixa etária dos 15 a 29 anos de idade em todo o mundo. Dados estes baseados em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou em 2009 cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Estimulando também que até 2020, se nada for feito, esse número poderá aumentar para 1,9 milhão.

Ainda, de acordo com Claudineia, o movimento Maio Amarelo: por um trânsito mais seguro acompanha outros movimentos de muito sucesso, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata. Ela ressaltou também que o movimento adotou o laço na cor amarela como símbolo das ações de conscientização.

O município de Vilhena, atualmente é a 5ª cidade do estado, em número de vítimas de trânsito para cada 100 mil habitantes. Em 2014, Vilhena registrou 07 óbitos instantâneos, em 2015 esse número saltou para 19, já em 2016 o número de registros de acidentes diminuiu 20%. “Precisamo-nos mobilizar e cada cidadão deve fazer sua parte por um trânsito mais seguro”, diz Caludineia.

Ao finalizar, a responsável pela educação no trânsito, ressaltou que durante todo o mês de maio estarão sendo realizadas palestras, blitz educativas e panfletagem, levando assim, a toda a população a mensagem do movimento. Encerrando as ações em 27 de maio com um passeio ciclístico pela vida.

PRF, P-TRAN E SEMTRAM APOIAM O MOVIMENTO

 

Na cerimônia, o Policial Rodoviário Federal, Wagner Borges Pinheiro ressaltou que as instituições públicas e a sociedade civil precisam traçar metas e desenvolver ações de conscientização para diminuir as mortes no trânsito. “Não podemos fechar os olhos para esse problema porque muitas vidas estão sendo ceifadas”, diz Wagner.

O policial rodoviário destacou também que conforme estatísticas da ONU há um custo social anual de R$ 518 milhões, ou seja, os acidentes de trânsito fazem com que toda a máquina pública se mobilize para realizar esse tipo de atendimento.

Ao finalizar, Wagner salientou que a PRF há um bom tempo desenvolveu um trabalho social, onde por meio de cartilhas educativas ensina às crianças as regras de trânsito mais importantes.

No mesmo sentido, o Comandante do Pelotão de Trânsito, 2º Sargento Sanaik Portela Batista destacou a importância do movimento na vida de todas as pessoas. De acordo com Sanaik, para evitar acidente de trânsito que podem, inclusive, ceifar vidas deve existir harmonia entre o condutor, veículo e pista, tendo em vista que a maioria dos acidentes que ocorrem no mundo inteiro é por pura falha humana. Ele, ressaltou também o quão importante é conhecer as leis de trânsito, segui-las e colocá-las em prática no dia a dia.

Já o Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Fabio Sartori destacou que em Vilhena a meta é zerar o índice de acidentes de trânsito registrados diariamente. Ele elencou que muitos motoristas não fazem o uso do cinto de segurança e de capacete, não colocam a cadeirinha para crianças nos veículos, dirigem embriagados e ultrapassam o limite de velocidade. “Todas essas medidas que devem ser seguidas à risca, simplesmente não são respeitadas e muitas vidas são ceifadas. Por isso, para ter um trânsito mais seguro todos devem fazem sua parte”, finalizou.

 

Texto e fotos: Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas