Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Agentes de saúde da UBS Industrial recebem capacitação em alusão ao Setembro Amarelo

- anúncio-

182_4106

Neste mês comemora-se o Setembro Amarelo, trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Desde 2014 a campanha é realizada por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações durante todo mês, com uma atenção especial no dia 10 de setembro, pois é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

- Advertisement -
- Advertisement -

Diante disso, muitos abraçam a causa e promovem eventos para conscientizar as pessoas do grave problema enfrentado por muitos, assim como, proporcionarem suporte a esse público. Como forma de ajudar a população vilhenense foi realizada no final da última semana uma palestra voltada a capacitação das agentes comunitárias de saúde da Unidade Básica de Saúde do Setor Industrial.

- Advertisement -

O evento foi organizado pela assistente social Carolina Fernandes, residente que é referência no Centro de Atenção Psicossocial do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), e a palestra foi realizada por Rosilene, psicóloga residente em Saúde Mental. As profissionais fazem esses trabalhos em parceria com a equipe de saúde.

De acordo com a psicóloga, há uma dificuldade em obter dados do índice de suicídios, pois quando esses pacientes dão entrada no hospital não é registrado como tentativa de suicídio, coloca-se no prontuário o que ocorreu, e devido a isso existe uma grande tolerância mundial a não ter os dados precisos do número de suicídio, mas sabe-se que é um número muito alto.

Algumas pessoas demonstram sinais de forma mais clara, porém, outras apresentam sinais menos específicos, o que pode dificultar a identificação desse paciente para iniciar o acolhimento e por essa razão é tão importante capacitar as agentes de saúde, que estão presentes com frequência nas residências familiares, para que em suas áreas de trabalho possam visualizar esses sinais encaminhando esse paciente pro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). “Elas não querem acabar com a própria vida, elas querem acabar com a dor emocional que ela reflete”, disse.

Além dessa capacitação no Industrial, funcionários do posto São José e Cristo Rei também já receberam a capacitação e neste mês a temática está sendo retomada. Foi programada também uma palestra para a comunidade da UBS do São José.

182_4119

Redação

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas