Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


UNESC realiza recepção aos primeiros alunos de Medicina do município de Vilhena antes de aula inicial

- anúncio-

Primeiro dia de aula para os estudantes de Medicina em Vilhena (foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

O primeiro dia de aula para os estudantes do curso de medicina – recentemente implantado na cidade de Vilhena – teve início na manhã desta quarta-feira (15) no Campus da UNESC – FAEV (Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena), com a apresentação da história da faculdade e do curso, dos laboratórios e a aula inicial de Medicina para os graduandos.

Durante a manhã foram realizados discursos pelo Diretor Institucional da faculdade, Antônio Carlos do Nascimento (que trouxe um pouco sobre a história da instituição e do caminho percorrido até a implantação do curso de medicina na cidade); pela Diretora Geral da UNESC, Natividade Curi (ressaltando a importância do curso de medicina para a sociedade e assegurando a qualidade do curso quanto à capacitação profissional e em aparelhagem); pelo Secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Hassegawa e do Prefeito Eduardo Japonês, ambos assegurando o apoio dos órgãos municipais em relação ao curso.

(Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

“A UNESC de Vilhena inicia o curso de medicina depois de cinco anos de trabalho para implantação, com o apoio do Instituto de Pesquisa Sírio Libanês, trazendo para Vilhena o que existe de melhor em tecnologia e professores treinados no próprio Instituto”, relatou Antônio em entrevista.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ele aproveitou para lembrar que o processo para a instauração da formação em Vilhena vem se estendendo desde 2013 e que, depois de vários processos jurídicos, 50 vagas foram conquistadas para o município. Dessas, quatro vagas serão dispostas para estudantes que concorrem pelo Prouni e 02 para os que concorrem pelo FIES, ainda de acordo com Antônio.

- Advertisement -

Laura Salim, 19 anos, uma das primeiras alunas do curso de Medicina de Vilhena (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Laura Salim (19 anos), uma das primeiras alunas do curso em Vilhena, contou em entrevista que o momento foi uma grande porta aberta. “Eu fazia medicina em Porto Velho onde cursei por um ano e meio, mas como tive a oportunidade de estar em casa resolvi voltar”, ela disse ressaltando “estou muito orgulhosa de mim mesma, achei que não iria conseguir passar no curso e estou aqui agora”.

Laboratório UNESC de Medicina (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Com uma nova metodologia de ensino, a faculdade visa investir em um curso que ofereça tanto a fase prática quanto a teórica contando inclusive com aproximadamente 15 laboratórios para aulas simulatórias, possibilitando que o aluno aprenda e compreenda os procedimentos médicos necessários para o atendimento da população.

Além disso, a união entre a instituição, o Estado, Município e Governo Federal pretendem também garantir a Residência Médica local para os formandos. Dessa maneira, os moradores vilhenenses poderão contar com mais profissionais capacitados atuando não somente no Hospital Regional, como também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); enquanto os alunos terão a oportunidade de estar em casa exercendo sua profissão.

Cerimônia de recepção dos primeiros alunos do curso de Medicina em Vilhena (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Depois de conhecer os laboratórios de simulação e receber as boas-vindas dos Professores, os alunos tiveram sua primeira aula. “A UNESC nesses 33 anos de atividades sempre trabalhou na formação de profissionais capacitados e realmente preparados para o mercado de trabalho, mas mais do que isso: nós trabalhamos para tornar os profissionais preparados para a vida, e é isso que desejamos aos nossos alunos”, finalizou Antônio Carlos do Nascimento.

 

Texto e Fotos: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas