Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Trator esteira que atende produtores rurais de Vilhena está parado há quase 30 dias; Semagri explica que máquina precisa de revisão geral

- anúncio-

Um trator esteira Komatsu que faz parte da frota de veículos da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) de Vilhena, está parado há quase um mês em uma propriedade da Lote 56, da Kapa 140, no Assentamento Águas Claras. A máquina, que foi repassada à prefeitura pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RO), atende várias propriedades rurais da cidade por meio do Programa “Porteira Adentro”.

Imagens tiradas pela equipe de reportagem do FOLHA mostram que, o trator está com as mangueiras hidráulicas estouradas, impossibilitando que preste serviços aos pequenos produtores da agricultura familiar.

- Advertisement -
- Advertisement -

Conforme Maria Madalena de Paula – assessora executiva da Semagri – o trator esteira precisa urgente de uma manutenção geral, uma vez que ficou muito tempo parado no pátio de uma empresa da cidade, sem qualquer revisão.

- Advertisement -

Madalena explicou também que, o atraso para a liberação da máquina aconteceu por questões burocráticas. “Quando por fim conseguimos liberar o trator, o levamos para fazer o serviço nas propriedades rurais, já que as taxas de serviço – horas máquina – haviam sido emitidas para os produtores. Contudo, quando iniciou-se o serviço, o trator começou a dar problemas novamente, e mais uma vez questões burocráticas estão atrapalhando o serviço”.

O secretário da Semagri, Eloi Maria, ressaltou também que, quando uma máquina fica muito tempo parada, as mangueiras ressecam e as peças começam a dar problemas. “Naquela máquina já foi trocada a bomba mestre de óleo e, devido à pressão as mangueiras estouraram. Hoje, uma equipe foi até a propriedade onde está o trator para fazer a troca das mangueiras de pressão central e de água, e assim poder trazer a máquina até a cidade para que seja feita uma revisão geral”.

Servidores da Semagri informaram também que o conserto do trator está sendo demorado porque as empresas se recusam a fazer o serviço em campo.

Atualmente o trator esteira está com 5 mil horas de funcionamento e somente roda com mangueiras originais. “É recomendado que com 5 mil horas de utilização sejam substituídas algumas peças do trator para que tenha um melhor funcionamento”, diz Madalena.

Até que seja feita uma revisão geral no trator esteira, o serviço na área rural para o programa Porteira Adentro está suspenso. Hoje, a Semagri não tem outra máquina para fazer aquele mesmo serviço.

Para adquirir peças, a prefeitura antigamente o fazia via processo e demorava em torno de 60 dias para a aquisição. Atualmente, essa tramitação é por meio do cartão controle de frotas, mas exige-se que se faça três cotações. Cada empresa tem um prazo de 5 dias para responder e, nas informações devem detalhar se tem peças originais e se podem ser adquiridas na cidade ou em outros estados da federação.

 

Texto e fotos: Redação FV

Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas