Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Transporte escolar é paralisado em algumas linhas vilhenenses para realização de vistoria da SEMED

- anúncio-

Caso problema não seja sanado dentro do prazo estipulado, há possibilidade de contratação de nova empresa para realizar o transporte dos alunos

Da direita para esquerda: Secretário Municipal da Educação, Cléssio Cássio Costa, Edson Ramos (Chefe de Transportes), e dois motoristas participantes da Comissão de Vistoria (Foto: Folha de Vilhena)

Uma coletiva realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Vilhena, visando explicar a situação dos ônibus escolares que não circularão em, pelo menos, dezenove  linhas do município, teve espaço no auditório da própria secretaria na manhã dessa sexta-feira (20).

Na reunião estavam presentes o Secretário Municipal da Educação, a comissão de verificação da Secretaria, Edson Ramos (Chefe de Transportes), e dois motoristas. Durante a ocasião, o secretário Clésio Cássio Costa explicou o motivo da necessidade da paralisação das linhas afetadas.

- Advertisement -
- Advertisement -

“Essa ação está acontecendo desde o início desta semana, que é a verificação do nosso transporte escolar, que iniciou com a ação da CIRETRAN e agora continua com a verificação da SEMED sobre as condições dos veículos que prestam serviço de transporte escolar para o município”, explicou Clésio, “estamos empenhados em cobrar o melhor serviço dessas empresas para a sociedade, já que nós somos os responsáveis por essa fiscalização”.

- Advertisement -

O secretário aproveitou o momento para frisar a terceirização do serviço, uma vez que a frota interna da SEMED conta com cinco ônibus (que também estão passando pela vistoria para a capacitação e manutenção). Com três empresas trabalhando com contratos firmados anteriormente, a vistoria aprovou duas fornecedoras do serviço, restando apenas uma com veículos irregulares para o transporte dos alunos.

Edson Ramos, Chefe de Transportes e participando da Comissão de Vistoria, comentou que “no início do ano houve a vistoria do primeiro semestre e já foi passado o aviso às empresas que haveria uma nova vistoria no recesso do segundo semestre”, uma vez que durante a primeira fiscalização foram encontrados alguns problemas – sanados até então –, mas que voltaram a prejudicar o bom funcionamento da locomoção dos alunos até as escolas.

“Não quisemos prejudicar os alunos parando o transporte em meados de maio e junho, bem em época de provas e exames que encerravam o primeiro semestre escolar”, relatou Edson, justificando a espera em começar a vistoria interna da SEMED. Fora os motivos apontados, a espera também partiu do momento em que há uma vistoria feita pela Ciretran que fiscaliza a documentação, cinto de segurança, extintor de incêndio, etc. Somente após liberados pelo órgão estadual os ônibus passam pela equipe de fiscalização da SEMED.

De acordo com o Secretário de Educação, a empresa receberá uma notificação que ofertará oito dias – contando a partir da próxima segunda-feira (23) – para que haja a regularização da situação dos ônibus, corrigindo problemas encontrados como falta de freios, problemas com molas e na barra de direção, entre outros. Outro problema recorrente, e que também será sanado – envolvendo inclusive a frota da Prefeitura – são as câmeras de ré que faltam em alguns ônibus ou estão com má regulação.

Clésio aproveitou a oportunidade para pedir desculpas à população vilhenense pelo transtorno, em especial aos alunos, dizendo: “quero ressaltar que os alunos não terão prejuízo, serão repostas as aulas perdidas. Eles terão assegurado o seu ano letivo, e asseguramos com essa medida também a questão da qualidade do transporte escolar”.

Em algumas dessas linhas (como no caso das Linhas do Setor Pioneiro e Embratel) um ônibus das empresas que passaram na vistoria continuarão transportando os alunos normalmente. As escolas Tenente Melo, Clemente Umberto e Iquezinha não terão aula durante os oito dias, totalizando uma média de 230 alunos sem ir às aulas. As escolas Progresso e Maria Paulina continuarão suas atividades. As demais Linhas que não foram citadas também continuarão em funcionamento normalmente.

Confira a lista das linhas que ficarão sem ônibus nos próximos oito dias (contagem passível de mudança):

Posto Gaúcho – São Lourenço

Linha Roma – Tenente Melo

Rio Melgaço – Ana Maria – Sartori – Tenente Melo

Gleba Iquê – Independencia – Escola Iquezinha – Vilhena

Gleba Iquê – Lagoa Azul

Rio Claro – Assentamento Iquê – Vilhena

Rio Claro – Assentamento Iquê – Mirassol – Vilhena

Cooperfrutos – Iquezinha

Cooperfrutos – Vilhena

Linha Piracolino – Marcos Donadon

Setor Pioneiro – Álvares de Azevedo

Linha Gripa – Clemente Umberto

Linha 135 – Marcos Donadon

Linha agrovila Renascer – Vilhena

Setor Gripa – Serra/145 – Cristo Rei

Linha 135 – Cristo Rei

Posto Jamantão – Cristo Rei

Linha Nova Vida – Marcos Donadon

Linha Embratel – Ivete Brustolin

 

Linhas em funcionamento:

Baixadão – Vista Alegre – Maria Paulina Donadon

Linha01/Assentamento – Nova Conquista

Linha 60/70 – Nova Conquista – Pé da Serra

Linha 80/90 – Conquista

Setor Embratel – Colégio Tiradentes

Linha Cetremi – Maria Arlete Toledo

Linha Gavião Real – Colégio Tiradentes

Linha Flor da Serra – Progresso

Princesa Isabel – Desvio – Progresso

Baixadão – Progresso

Linha 01 Cota – Progresso

Aprocis – Progresso

Princesa Isabel – Progreso

Santo André – Igarapé Raso – Linha dos 15 – Progresso

 

Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena
Foto: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas