Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Em lançamento oficial do curso de Formação Continuada para gestores, secretária anuncia contratação de 1.009 profissionais na área de educação

- anúncio-

Conforme a secretária estadual de educação, o governo de Rondônia irá contratar no 2º semestre deste ano, 1.009 profissionais entre estagiários, professores emergenciais, técnicos e professores concursados, bem como 73 instrutores de fanfarra e bandas

(Foto: Sara Elena/Folha de Vilhena)

O Governo de Rondônia realizou na manhã desta quarta-feira (04), no auditório da escola estadual de ensino médio em tempo integral Marechal Rondon, em Vilhena, uma solenidade de lançamento do curso de Formação Continuada para gestores escolares e coordenadores pedagógicos.

A cerimônia reuniu diretores escolares, autoridades municipais e estaduais, entre eles, o governador do Estado, Daniel Pereira (PSB), a secretária estadual de educação, Maria Angélica Ayres, os deputados estaduais Luizinho Goebel (PV) e Rosangela Donadon (PDT), o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV) e vereadores.

- Advertisement -
- Advertisement -

A secretária de Educação do Estado, Maria Angélica Ayres, que iniciou a solenidade, destacou a importância do curso para os gestores e, principalmente, da parceria feita entre o governo de Rondônia e a Fundação Telefônica Vivo que ofereceu os cursos.

- Advertisement -

“No ano passado, iniciamos uma parceria com a Fundação Telefônica Vivo, e para nossa satisfação, de agosto a dezembro de 2017, 5.800 professores tiveram acesso ao curso de Formação Continuada que foi concluído com êxito. Devido ao sucesso, a Fundação Telefônica Vivo nos ofereceu em 2018, um novo curso de Formação Continuada, mas desta vez, para gestores e coordenadores pedagógicos”, diz.

Conforme a secretária, o curso que está sendo realizado nos nove polos da Seduc será na modalidade EAD (Ensino a Distância), com uma duração de 30h. “Nós conhecemos o conteúdo, vimos que os assuntos abordados são extremamente importantes, porque abordam as quatro dimensões de uma escola, a dimensão pedagógica, participativa, administrativa e infraestrutura que hoje compreende a dimensão dos serviços e recursos que a escola possui. Então nós não temos dúvidas, que é um curso que vai agregar muitos conhecimentos”, explicou a secretaria.

Outro ponto abordado por Maria Angélica na cerimônia é referente aos números elevados de reprovação e evasão de alunos nas escolas, dados estes que acabam prejudicando os indicadores educacionais no Estado. “Nós pedimos para que cada gestor acompanhe a ausência dos seus alunos e realize um monitoramento contínuo, para evitar a evasão”.

Ainda de acordo com a secretária, de 2016 para 2017, o governo por meio da progressão parcial evitou 5.300 reprovações de um número de 7.200 em todo o Estado. Um grande salto para a educação.

Ao finalizar, a secretária destacou que o governador Daniel Pereira, autorizou a contratação de 1.009 profissionais entre estagiários, professores emergenciais, técnicos e professores concursados, bem como 73 instrutores de fanfarra e bandas para o 2° semestre deste ano.

(Foto: Sara Elena/Folha de Vilhena)

O governador do estado de Rondônia, Daniel Pereira, que estava presente na solenidade explicou também sobre o combate à evasão escolar e a importância do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que avalia a evasão escolar, aprovação/reprovação e a proficiência da escola.

“O Brasil começou a medir o desempenho da educação em 2005, e com as notas de 2005 começou avaliar as escolas em 2007. A partir do momento que você começa avaliar, você começa a detectar os problemas que o setor têm e como podem ser resolvidos. Nesses mais de 10 anos de evolução do IDEB nas series iniciais, o Brasil conseguiu avançar, as metas estabelecidas foram atingidas e empacamos nas séries finais do ensino médio. As melhores notas do IDEB do ensino médio no Brasil, são dos estados de Pernambuco e São Paulo com nota de 3.9 a média. Nós éramos 3 e fomos para 3.3, o estado de Rondônia está a 0,7 do melhor em séries iniciais, a 0,7 das séries finais do ensino fundamental e 0,6 dos melhores no ensino médio. Estamos próximos de ser o melhor”, disse Daniel Pereira.

Para o governador, o curso de Formação Continuada terá como objetivo capacitar os diretores escolares, desenvolvendo gestores ainda mais eficientes. “Rondônia tem inúmeros projetos bons, tem muitas iniciativas boas e temos muito a melhorar. Quero parabenizar a nossa equipe da Seduc, por ter tido a sensibilidade de capacitar os nossos gestores”, concluiu.

Sobre o curso

A Formação Continuada é uma metodologia avançada de ensino a distância e será aplicada em nove polos da Seduc em Rondônia. O sistema educacional ocorre por uma parceria firmada com a Fundação Telefônica Vivo sem custos para o governo estadual. O acesso dos gestores é gratuito e os cursos são certificados por universidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Texto: Abel Labajos
Fotos: Sara Elena
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas