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Projetos escolares promovendo conscientização ambiental e conhecimento histórico em Vilhena

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A visita ao Rio Roosevelt destacou importantes pontos tanto históricos quanto biológicos

(Foto: Divulgação)

No último sábado, dia 26 de maio, os estudantes da EEEMTI Marechal Rondon, integrantes do Programa Escola do Novo Tempo, juntamente com os estudantes do Colégio Tiradentes da Policia Militar – CTPM V, realizaram uma atividade transdisciplinar às margens do Rio Roosevelt, localizado na Fazenda Independência, sentido Estado do Mato Grosso.

(Foto: Divulgação)

“O Rio possui esse nome em homenagem ao ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, o qual possuía um espírito aventureiro e após perder a reeleição embarcou em uma nova aventura, com a missão de pesquisar e coletar espécimes da flora e da fauna da região amazônica para catalogar e levar para seu país. Aventura esta que ficaria conhecida mundialmente como Expedição Científica Roosevelt-Rondon, tendo como seu guia Cândido Mariano Rondon, que desde 1907 estava envolvido com ocupação da selva amazônica, através da implantação das linhas telegráficas. Rondon exigiu que a expedição tivesse o objetivo científico de navegar e mapear o Rio da Dúvida, descoberto por ele alguns anos antes na Amazônia, onde posteriormente ele mesmo o nomearia de Rio Roosevelt.”

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(Foto: Divulgação)

A atividade foi planejada por profissionais das duas instituições de ensino, envolvendo dois projetos interdisciplinar, sendo um a Eletiva intitulada, UM CAMINHO PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: “Trilhando as aventuras de Rondon pela cidade Portal da Amazônia” desenvolvida na Escola Marechal Rondon e outro o Projeto: “ÁGUA, ESCOLA E AMBIENTE”, desenvolvido no Colégio Tiradentes.

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(Foto: Divulgação)

A disciplina da base diversificada Eletiva, intitulada UM CAMINHO PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: “Trilhando as aventuras de Rondon pela cidade Portal da Amazônia” é desenvolvida por 16 estudantes protagonistas do ensino médio, orientados pelas professoras Janete Bledow (Língua Portuguesa) e Silvana Afonso Costa (Geografia), visando desenvolver estudos bibliográficos e de pesquisa de campo, os quais irão proporcionar aos estudantes ampliar seus conhecimentos sobre os aspectos históricos e geográficos do município de Vilhena, assim como promover o uso de novas tecnologias na prática de ensino da Geografia e Linguagem, para compreensão dos fenômenos espaciais a partir do uso da ferramenta de mapeamento digital, como o GPS e Google Maps.

(Foto: Divulgação)

A idéia inicial deste projeto busca trilhar os caminhos pelos quais Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon (cuja nomenclatura da instituição de ensino se deu em sua homenagem) percorreu em sua expedição adentro dos limites territoriais do Município de Vilhena para desbravar o Estado de Rondônia. Um trabalho de pesquisa que está sendo desenvolvido no primeiro semestre de 2018, o qual busca registrar o trajeto outrora percorrido por Marechal Rondon e suas transformações na atualidade, realizando comparativos com imagens históricas e registros contemporâneos no intuito de reativar a memória de um dos maiores desbravadores do mundo, assim como suas contribuições para o desenvolvimento deste município tão promissor conhecido popularmente como “Portal da Amazônia”.

(Foto: Divulgação)

Já o Projeto: “ÁGUA, ESCOLA E AMBIENTE” coordenado pela professora Ana Neri de Paula Assis, que conta com a parceria de professores de diversas disciplinas, como História, Língua Portuguesa, Física, Biologia e Química, irão organizar um seminário, focando na questão da problemática ambiental, visando a sensibilização e conscientização quanto aos novos conceitos e valores sobre a natureza, contribuindo para a preservação do meio ambiente, onde serão compartilhados vídeos e imagens obtidos durante a aula de campo, assim como informações complementares por meio de pesquisa em sala de aula, para ser apresentado a todos os estudantes do ensino médio do CTPM V.

(Foto: Divulgação)

Na oportunidade foram realizadas coletas de amostras de água e de solo em diversos pontos das nascentes e do curso do Rio Roosevelt. Tais amostras serão analisadas, no laboratório do colégio, durante as aulas de química.

(Foto: Divulgação)

A proposta de desenvolver uma atividade transdisciplinar voltada a pesquisa sobre a realidade local, vai além das disciplinas da base curricular de ambas as instituições de ensino, pois a mesma fornecerá aos estudantes parâmetros para compreender e significar suas experiências no contexto cultural, social e ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, capazes de produzir novos significados, novas possibilidades de relação com os saberes construídos em seu cotidiano, e consequentemente conceitos socioambientais para um mundo mais sustentável.

Agradecimentos aos colaboradores: Prefeitura Municipal de Vilhena, SEDUC (Secretaria de Estado de Educação), SEMED (Secretaria Municipal de Educação), Leste Agrimensura e Topografia Eireli – ME, CSR Treinamentos – Formação de Bombeiros Civil.

 

Texto: Silvana Afonso
Fonte: Folha de Vilhena
Fotos: Divulgação

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