Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Após viagem à MG custeada pela Sicoob Credisul, produtores retornam com nova visão para produção de leite no Cone Sul

- anúncio-

Os 50 produtores da região do Cone Sul de Rondônia, que estiveram em Uberlândia (MG) na última semana de maio, acompanhados de técnicos da Emater (RO), retornaram a suas cidades com uma nova visão sobre a produção de leite. Na viagem, custeada pela cooperativa de crédito Sicoob Credisul, eles tiveram oportunidade de adquirir novas experiências sobre a atividade leiteira.

Alexandre Motti, técnico da Emater e especialista rural, conta que os produtores viram uma realidade diferente de produção, com mais qualidade. “Quando fomos nas propriedades, eles notaram que com uma boa carga genética, alimentação balanceada e boa estrutura é possível ter uma grande rentabilidade na produção, mesmo em pequenas propriedades”, diz.

- Advertisement -
- Advertisement -

Um dos participantes da viagem foi Douglas Sganzerla, de 33 anos. Produtor há 13 anos em Vilhena, ele conta que já está aplicando em sua propriedade o que aprendeu durante a viagem. “Estou me preparando para usar inseminação sexado para aumentar o número de fêmeas, melhorando a irrigação do pasto e, essa semana, comecei a tratar das vacas com silagem de milho. Com isso já houve aumento do leite”, relata Diogo.

- Advertisement -

Atividades

Os produtores participaram de Dia de Campo, com ciclo de 4 palestras técnicas ministradas por profissionais de várias instituições como Embrapa, cooperativa de leite da região, Start Química e Select Aires. Além disso, realizaram visitas técnicas em propriedades que são destaques na produção leiteira.

Uma das visitas ocorreu na propriedade do Sr. Giovanni Silva Castro, que conta com um plantel de 60 animais da raça Jersey produzindo uma média de leite entre 13 a 14kg, com uma média de 350 litros em um sistema de piquetes rotacionados com irrigação.

Os produtores também conheceram a fazenda Boa Sorte, do proprietário José Eustáquio Ribeiro, que desde 1985 vem trabalhando o sistema de manejo com uma produção de 2.000 litros/dia.

Projeto

A viagem à cidade mineira fez parte do Programa de Melhoria da Produção de Leite da região do Cone Sul, através da fecundação “in vitro” (FIV), idealizado pelo zootecnista Enio Milani.

Nesse projeto, os 50 produtores selecionados receberam 10 prenhezes sexadas de fêmea cada um. Receberam aulas com professores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e tiveram o transporte, hospedagem e alimentação patrocinados pela Sicoob Credisul para conhecer grandes atividades leiteiras em Minas Gerais.

Patrik Batorlamedi, gerente de agronegócio da Sicoob Credisul, acredita que a viagem trouxe boas possibilidades aos produtores. “Eles tiveram uma visão do que se pode fazer para melhorar, se isso for aplicado dará bons resultados. Apoiar esse projeto é uma forma da Sicoob Credisul ajudar ainda mais nossos cooperados, além do crédito rural para custeio de despesas que já disponibilizamos a eles”, conta.

Em carta à Sicoob Credisul, a Emater – RO agradeceu a parceria e salientou que esses 50 produtores contemplados, embora sejam um grupo pequeno, serão “multiplicadores de tecnologias” e logo a região Cone Sul terá “uma classe produtora de leite diferenciada a partir desse projeto”.

 

 

Fonte: Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas