Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Novidade Gastronômica: evento comportando ‘Food Trucks’ chega à cidade de Vilhena

- anúncio-

“A ideia era levar para locais outros gastronomias diferentes, e é o que estamos querendo fazer com esse evento do Food Truck”, enfatizou Luiz Carlos Morfim, empresário que está organizando o evento

Os Food Trucks (caminhões de comida) bastante conhecidos nos Estados Unidos e com uma origem histórica muito elaborada são agora uma realidade no território brasileiro, trazidos por um grupo vindo do Sul do país (onde as primeiras ações culinárias do ramo foram empreendidas) e apresentados na próxima semana no município de Vilhena.

(Foto: Divulgação)

A realização da festividade será no Posto Cinta Larga, próximo ao Banco do Brasil, de 24 à 27 de maio. Nos dias da semana o evento estará de portas abertas das 18:00h às 23:00h e no final de semana das 11:00h às 23:00h. Os Food Trucks apresentarão grande variedade tanto no aspecto físico quanto alimentício, como explicou Luiz Carlos Monfim, empresário e organizador dessa edição em Vilhena.

- Advertisement -
- Advertisement -
Luiz Carlos Morfim, empresário e organizador do evento (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

“Traremos os dez melhores caminhões temáticos para apresentar na cidade, com caracterizações como o do exército da guerra do Vietnã, Guerrilha; Fire Americano que é uma espécie de caminhão dos bombeiros; Big Bear; Texas com estilo cowboy; Hermanos com costela assada durante 30 horas (especialidade de um grupo gastronômico de Joinville); Bastile Creperia que terá uma Torre Eifel na frente, etc.”, ele contou em entrevista ao FOLHA.

- Advertisement -

(Foto: Divulgação)

Essa prática de apresentar comida em caminhões teve início e um grande boom durante a Revolução Industrial, após a Segunda Guerra Mundial, devido ao fato de os chefes de cozinha perderem emprego e precisarem se reinventar à época. A ideia então foi utilizar caminhões antigos, abrirem as laterais e servirem alimentos variados, desde sorvete até lanches. Após isso foi implementada uma tradição nominada Rota 66, rodovia na qual os caminhões iam e se reuniam para oferecer mini eventos de culinária e obtinham grande participação da população que ficava próximo ao local.

(Foto: Divulgação)

Durante os dias que estará na cidade, os Food Trucks trarão especialidades com toques gourmets como os hambúrgueres, sorvetes com casquinha temática e mensagens que podem sortear outra casquinha (o sorvete da sorte), diversidade em Chopp e Crepes, além de oferecer música ambiente e espaço agradável para comportar toda a família.

Segundo Luiz Carlos essa prática de viajar o Brasil oferecendo esse serviço já conta com treze estados e 151 cidades participantes. Em Rondônia o evento já esteve em Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho. O grande diferencial desse evento é a qualidade e o baixo custo dos alimentos, que variam de R$ 15,00 à R$ 25,00.

(Foto: Divulgação)

No Brasil essa prática de Food Trucks viajantes teve início através da organizadora de eventos Michelle Velho que, durante uma feira, trouxe essa inovação gastronômica. No período da realização houve uma imensa chuva, porém o número de pessoas que estiveram no evento prestigiando surpreendeu, levando em conta as condições climáticas. A partir de então os participantes resolveram levar a novidade para outras cidades, iniciando um período de viagens congregando trezes estados e 151 cidades brasileiras em finais de semana.

ECONOMIA

Além de apresentar o grande diferencial qualitativo e trazer entretenimento para as famílias vilhenenses, o Food Trucks também visa ajudar a movimentar e aquecer a economia local, com investimentos em diversos setores, como relatou o empresário Luiz Carlos.

“Nós viemos para movimentar a economia, e quando eu digo movimentar a economia falo em vários setores, pois todos os caminhões serão abastecidos antes de ir embora. Teremos mais de trinta pessoas que ficarão hospedadas em hotéis da cidade, além de contratarmos mais quarenta pessoas da cidade para trabalhar no evento, então é uma eventualidade bem interessante para o município”, explicou ele.

Os investimentos compreendem também a área alimentícia local, uma vez que insumos usados na produção dos gourmets serão comprados na cidade. A expectativa é fazer circular o capital por todos os setores do município, ao invés de apenas coletar e leva-lo embora, como menciona Luiz Carlos.

OPORTUNIDADES

O evento Food Truck estará ainda ofertando aos acadêmicos de Administração, Ciências Contábeis, Empresários e profissionais do ramo alimentício a oportunidade de conhecer um pouco desse trabalho através de um Workshop realizado na quarta-feira (23) no auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Tanto a entrada no Food Truck quanto no Workshop serão oferecidas gratuitamente.

 

Texto: Mizellen Amaral
Fotos: Mizellen Amaral/Divulgação
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas