Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Mutirão de saúde inicia em Vilhena e pretende atender três mil pessoas de todo o Cone Sul

- anúncio-

(Foto: Folha de Vilhena)

Iniciou hoje (25) e termina no domingo (27) o mutirão de saúde, denominado Projeto POC Itinerante – ação que faz parte do programa da Policlínica Oswaldo Cruz no município de Vilhena (RO).

(Foto: Folha de Vilhena)

O mutirão que é promovido pelo Governo de Rondônia, visa realizar atendimentos gratuitos para os pacientes de todo o Cone Sul com especialistas em várias áreas médicas vindos da capital do Estado, Porto Velho.

Diretora-adjunta da Policlínica Oswaldo Cruz, Maria Rita (Foto: Folha de Vilhena)

Em entrevista ao FOLHA, a diretora-adjunta da Policlínica Oswaldo Cruz, Maria Rita, comentou que o mutirão de saúde será dividido em dois momentos: sendo na sexta-feira, 25, e sábado, 26, exclusivamente para consultas, e domingo somente para realização de exames laboratoriais de pacientes que foram atendidos na ação.

- Advertisement -
- Advertisement -
(Foto: Folha de Vilhena)

Segundo Maria Rita, a meta, nessa ação, é atender 3 mil usuários que estão na fila de espera no sistema de regulação (SISREG) e que seriam atendidos em Porto Velho e Cacoal.

- Advertisement -

– Na fila de espera há pacientes que estão esperando atendimento há seis meses ou até um ano, e sem essa ação ainda aguardariam mais nove meses para serem chamados – diz.

O mutirão conta com 26 especialistas das áreas de Cardiologia, Ortopedia, Neurologia, Dermatologia, Reumatologia, Pneumologia, Endocrinologia, dentre outras ofertadas pela Policlínica Oswaldo Cruz.

– Os profissionais de saúde que vieram de Porto Velho são para atender as consultas específicas de pacientes que estavam aguardando na fila de espera, quer dizer que, se no Centro de Regulação havia agendamento de consultas com Ortopedista, aqui no mutirão os usuários irão encontrar esse profissional – esclarece Maria Rota, ressaltando que a ação também conta com dois especialistas do Hospital Regional de Vilhena.

(Foto: Folha de Vilhena)

O horário de atendimento da POC Itinerante inicia a partir das 5h da manhã, e está sendo realizado por horários pré-agendados e por municípios no Centro de Reabilitação, localizado na Rua Oito, 559-659, Bairro Jardim Eldorado. “Quando o paciente chega ao mutirão, primeiro passa pela triagem, onde se verifica qual é a especialidade que ele vai, logo é encaminhado pelo grupo do Posso Ajudar até a sala onde deve aguardar o atendimento do especialista”, frisa.

Ainda segundo a diretora-adjunta, o município de Vilhena disponibilizou 50 profissionais de saúde para dar suporte à ação. Eles se juntaram aos 60 profissionais vindos de Porto Velho. Uma equipe de agentes administrativos da capital também veio à cidade para dar suporte na parte técnica, uma vez que foram instalados prontuários e painéis eletrônicos.

PACIENTES QUE SERÃO ATENDIDOS

A vilhenense Maria José da Paixão, 51 anos, contou ao FOLHA que há três anos aguardava na fila de espera por um exame de ultrassonografia de abdome total que deveria ser realizado na cidade. Disse também que não é a primeira vez que fica na fila de espera tanto tempo, já que há algum tempo atrás ficou cinco anos na fila para fazer um procedimento cirúrgico no braço.

A cabeleireira, Angelita Alexandre da Silva, 48 anos, que também está no mutirão de saúde, contou à equipe do FOLHA que precisa de uma consulta com um médico Dermatologista para que seja examinada uma verruga que a vem incomodando há algum tempo.

Ela que há aproximadamente um mês aguarda na fila de espera, disse também que gostou muito da ação do governo, uma vez que agilizará muitos procedimentos e/ou consultas paradas. “Quando cheguei aqui pensei que apenas iria ter uma consulta com o especialista, mas fui informada que já vão realizar o procedimento cirúrgico para a biopsia. Isso é maravilhoso!” diz emocionada a paciente que há 42 anos reside em Vilhena.

O agricultor Vilmar de 48 anos, contou também ao FOLHA que está no mutirão para fazer todos os exames do risco cirúrgico para uma cirurgia de hérnia. Ele que está na fila de espera desde janeiro de 2017 conta que veio de Cabixi para ser atendido e enaltece a ação. “Esse tipo de evento deve ser realizado seguido na região. Para mim está sendo muito bom, porque agilizará minha cirurgia”, disse.

 

Texto: Redação
Fonte: Folha de Vilhena
Fotos: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas