Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Sem transporte público, alunos da escola Colina Verde em Corumbiara estão fora da sala de aula há 60 dias

- anúncio-

Desde o mês de fevereiro, alunos da Escola Estadual Colina Verde localizada no Distrito de Rondôlandia, em Corumbiara, estão tendo o direito constitucional de estudar negado pelas administrações municipal e estadual, uma vez que o ano letivo já iniciou, e até o momento nenhuma aula sequer foi assistida por eles. O problema que já se tornou comum naquele município é a falta e transporte escolar.

Em reunião no dia 10 de abril realizada nas dependências da escola, os pais resolveram procurar à Secretaria de Educação para buscar esclarecimentos e uma solução para o problema que vem se alastrando há quase 60 dias.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em reunião na Semed realizada em 11 de abril, o secretário municipal, Luiz Carlos Dala Costa informou à comunidade escolar que estava aguardando prazo legal de 5 dias para que a empresa vencedora do certame licitatório,  Engeservice Engenharia, Comércio e Serviços Ltda. se manifeste. Nesse mesmo encontro, o secretário se comprometeu em ir a uma reunião na Escola Colina na sexta-feira, 13, para apresentar um desfecho para o caso.

- Advertisement -

O transporte público escolar é locado pela prefeitura de Corumbiara, por meio da secretaria municipal de educação (Semed) via convênio celebrado junto à Secretaria estadual de educação (Seduc) e o governo de estado.

Reunião aconteceu

No dia e hora marcada, o secretário esteve na escola Colina Verde e disse para a comunidade que a empresa não cumpriu com os prazos previstos em edital, dessa forma, seria desclassificada. Afirmou ainda que a segunda empresa classificada seria imediatamente convocada para a apresentação dos veículos, assinatura de contrato e início da prestação do serviço de transporte que tanto urge. Na ocasião, o secretário municipal reforçou o compromisso feito na reunião anterior, de que, em hipótese alguma, o prazo para a apresentação da primeira empresa seria prorrogado.

Na contramão

Contudo, hoje, 18, a coordenadora da CRE/Cerejeiras, Sra. Maria Ferreira,  disse em reunião com servidores da escola que a prefeitura municipal prorrogou o prazo em 15 dias úteis para que a empresa Engeservice Engenharia, Comércio e Serviços Ltda.  apresente os veículos junto ao município, indo em contramão do que o secretário tinha dito na reunião com a comunidade escolar.

Ainda segundo a coordenadora regional da CRE alguns pais da comunidade estão procurando o Ministério Público com ao intuito de garantir o direito de seus filhos individualmente.

Professores querem todos na escola

Nesse encontro com a regional, os servidores solicitaram que fosse agendada uma reunião com toda a comunidade escolar, uma vez que em três reuniões anteriores, a comunidade optou por aguardar a disponibilidade do transporte para o início das aulas, já que alguns muitos alunos residem a mais de 70 km de distância da escola. A reunião está marcada para amanhã (19) às 9h na própria escola.

Os professores reafirmam o compromisso firmado com a maioria dos pais e alunos de só iniciar o ano letivo quando todos os alunos estiverem na escola.

A falta de transporte público escolar em Corumbiara não somente está afetando os alunos da escola Colina Verde, conforme informações pelo menos estudantes de 9 linhas rurais estão sem transporte escolar desde o início do ano letivo.

Em 2017, o serviço de transporte escolar no município foi suspenso também por três vezes.

 

Texto: Redação Folha de Vilhena

 

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas