Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Escola Municipal Professora Dalila Donadon promove aulas de artesanato para alunos de educação especial

- anúncio-

A escola está procurando proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver certa autonomia e independência por meio de estímulos pedagógicos

Um projeto voltado para o âmbito artesanal está sendo desenvolvido na Escola Municipal Professora Dalila Donadon no mês de abril, sob a orientação das professoras Adelair Jucili Uecker e Katy Ane Arrigo de Oliveira, atendendo por volta de 28 alunos da educação especial.

Alunos do ensino especial praticando as aulas de artesanato (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

A ação foi pensada principalmente no auxílio da educação dos alunos do AEE, que portam algum tipo de deficiência ou necessidade especial. O AEE caracteriza-se por ser um serviço que trabalha as questões pedagógicas para facilitar a interação dos alunos, a partir de suas necessidades específicas, complementando ou suplementando sua formação.

- Advertisement -
- Advertisement -
Katy Ane ensinando um de seus alunos a pintar com esponja de lavar as caixas confecionadas (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Katy Ane Arrigo de Oliveira, professora e orientadora do projeto na parte da manhã, contou em entrevista ao FOLHA que o projeto surgiu a partir de uma ideia na escola, onde eles procuravam alguma forma que trabalhar com os alunos visando que muitos não dão continuidade ao estudo quando saem da escola, então seria uma forma de proporcionar uma renda e uma independência para os alunos. Katy Ane lembrou-se logo da cunhada, que produz artesanato e gera uma renda com isso. A ideia foi proposta à gestão escolar que abraçou e deu início aos preparativos.

- Advertisement -

Contribuindo para desenvolvimentos nas áreas afetivas, cognitivas, sociais, linguísticas e perceptivo-motoras, o projeto espera atingir o objetivo de trazer autonomia e independência aos alunos, desenvolvendo suas capacidades interativas e habilidades. De acordo com Katy Ane, as atividades são organizadas em grupo ou individualmente, pois a escola leva em consideração cada necessidade específica, para propiciar um melhor aproveitamento de cada um dos estudantes.

Os artesanatos realizados nas áreas de decopagem com guardanapo em caixa de isopor, decopagem em sabonete e decopagem e transferência de imagem em toalha. Os trabalhos produzidos pelos pequenos são voltados para o Dia das Mães, exibidos em uma reunião que a escola pretende promover com as famílias.

Glauce ao fundo de rosa ensinando um aluno a colar o trabalho de tela na caixinha (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

Glaucia Moura, artesã, foi convidada pela cunhada Katy Ane para ministrar o curso para os alunos do AEE, e conta que é muito gratificante estar ensinando para as crianças esse artesanato. “Para nós que estamos trabalhando nessa área, estar ensinando para eles essa arte acaba nos trazendo mais conhecimento do que nós a eles”, ela comenta sorrindo.

A alegria dos meninos e meninas que participam da ação é visível na forma como eles aplicam os novos conhecimentos, e Katy Ane conta que além da equipe gestora – sob direção da Márcia Helena Chaveiro e vice Crislaine Fiscker – o envolvimento também é estabelecido com as mães e família dos alunos, de forma que haja uma interação muito ampla socialmente.

A escola também pretende trazer outros projetos para o âmbito pedagógico, com atividades como vagonite, artesanato em madeira, biscuit, entre outras. Todas são parcerias com mães ou parentes dos estudantes, que se disponibilizam para estar ensinando os pequenos a produzirem seus artesanatos, como finalizou a orientadora do projeto.

 

Texto e Fotos: Mizellen Amaral

Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas