Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Batelão do Divino Espírito Santo chega a Pimenteiras no sábado 28

- anúncio-

A 124ª Festa do Divino Espírito Santo foi iniciada no dia 4 de abril, na comunidade de Surpresa, com cerca de 1.500 habitantes e será concluída na localidade boliviana de Versalhes. 38 localidades irão receber os romeiros.

Uma das cidades do Cone Sul do Estado que receberá a Romaria do Divino Espírito Santos será Pimenteiras do Oeste/RO no dia de (28/04) às 16h e permanece até o dia (30/04) quando sairá com destino a Santa Cruz.

- Advertisement -
- Advertisement -

A Romaria do Divino Espírito Santo acontece anualmente no interior do estado de Rondônia. A peregrinação fluvial tem a missão de visitar todas as localidades da região do Vale do Guaporé. São 50 dias de grande festa religiosa, feita com muita fé e devoção. Os festejos envolvem uma grande quantidade de pessoas e existe uma estrutura de barcos e um pessoal específico para cumprir com a missão.

- Advertisement -

Todos os custos são financiados pelos fiéis, através de uma junta administrativa. Esse trabalho é uma descrição etnográfica da jornada do Divino ocorrida entre o mês de abril e maio.

A Festa do Divino no Rio Guaporé é o segundo festejo religioso mais antigo da Amazônia, superado apenas pelo Círio de Nazaré, em Belém do Pará. No barco leva-se a Arca contendo a Coroa, a Bandeira, as Toalhas do altar e os livros de Ata. Após o encarregado da Coroa receber a arca, o Barco do Divino inicia sua peregrinação ao longo do rio Guaporé, por quarenta dias, até o final da Festa, colhendo óbolos entre os ribeirinhos, o Final da Festa dá-se no dia de Pentecostes.

Ao aproximar-se de cada povoação, o Barco do Divino anuncia a sua chegada através de ronqueira (artefato confeccionado em madeira com um cano de ferro por onde é introduzida a pólvora), três buzinadas em chifres de bois, e mais próximos, os remeiros entoam cânticos de chegada e fazem a “meia Lua”, em frente ao porto, que consiste em três voltas circulares com, o barco, antes de aportar. As remadas são cadenciadas e os romeiros espargem água para o alto entre uma remada e outra. O Caxeiro inicia o toque do Tarol.

 

Fonte: Hoje Rondônia

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas