Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vilhena implanta melhorias na Atenção Básica de Saúde

- anúncio-

Município investiu em equipamentos, e em parceria com Estado implantará novo modelo de UBS

A Atenção Básica é o primeiro contato do paciente com a rede pública de Saúde e pode resolver até 95% dos casos de doenças.

- Advertisement -
- Advertisement -

O setor enfrenta dificuldades em todo o Estado e para sanar alguns dos problemas diversos municípios passarão por uma transformação. Em Vilhena, além do projeto aderido pelo Estado, a gestão investiu em equipamentos e reformas que devem melhorar as condições de atendimento aos pacientes.

- Advertisement -

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2015 recomendou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a priorização do aprimoramento da Atenção Básica à Saúde em Rondônia. De acordo com o órgão, a decisão se deu pela situação precária que o setor enfrenta.

A partir disso, a Sesau, os municípios, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde se empenharam na implantação de um plano denominado Planificação da Atenção Básica. Em 2017 o projeto começou a ser executado em Cacoal e em 2018 deve ocorrer em Vilhena, Ariquemes e Rolim de Moura.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Vasques, o planejamento foi iniciado e a Secretaria está definindo o programa de trabalho. “Estamos otimizando o início da planificação atendendo TCE. Estamos adaptando as estruturas físicas de todas as unidades e ampliando os programas de residências na Atenção Básica. Em um ano será possível ver uma melhora sensível”, enfatizou.

A prefeita Rosani Donadon declarou apoio total à planificação. “Estamos investindo na aquisição de equipamentos para a melhora das nossas Unidades Básicas de Saúde”, disse a gestora.

Uma reunião foi realizada na manhã desta terça-feira, 27, com técnicos da Sesau e secretários de saúde dos municípios do Cone Sul, já que Vilhena sediará a implantação da planificação. Uma nova reunião foi marcada e os municípios aderiram ao projeto junto à Gerência Regional de Saúde do Estado.

 

 

Fonte: Semcom

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas