Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Nutricionista alerta para alimentação leve e muita hidratação durante os dias de folia em Rondônia

- anúncio-

O período carnavalesco está chegando e os cuidados com a saúde, começando pela alimentação, são importantes tanto para quem vai cair na folia, quanto para quem vai curtir a folga em casa.

A principal dica da nutricionista Clara Soares, coordenadora estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Estadual da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), é a hidratação.

Para quem não quer sofrer com o mal estar no outro dia da festa, e que se torna ainda mais desagradável com o calor como o de Porto Velho, a especialista diz que a água é a melhor aliada em todos os casos, e mais ainda para quem vai ingerir bebidas alcoólicas.

- Advertisement -
- Advertisement -

“Nossa região é muito quente, então durante a folia o indivíduo tem que se hidratar muito e sempre estar com o seu nível de glicose dentro do que é considerado normal. Já as preparações que eu indico realmente são as mais leves possíveis, sempre acrescentando na alimentação os sucos, frutas, água de coco”, explica Clara.

- Advertisement -

Outra dica que deve ser seguida pode fazer toda a diferença para que o carnaval não termine no hospital. “Para quem gosta de misturar bebidas alcoólicas, procure não associar a outras bebidas com carga energética muito alta, como os famosos energéticos. A tendência desses produtos é acelerar o ritmo cardíaco, e combinado com o álcool, ele vai potencializar esse resultado do consumo. E se a pessoa tiver algum problema cardíaco é possível que ela tenha sérias complicações ou até mesmo chegue a morrer”, afirma a nutricionista.

As fontes de energia devem ser respeitadas. “Durante e após o consumo de bebidas alcoólicas, é bom que haja uma reposição de glicose, e a alimentação leve para que o corpo se recupere. Dormir bem, ao menos antes de começar a festa, e se possível, não exagerar na hora de consumir essas bebidas, certamente vão evitar ou amenizar as terríveis ressacas”.

Para cair na brincadeira, a nutricionista indica “roupas leves, e evitar alimentos muito condimentados, maionese, ovos, enfim, comidas que poderão causar uma indigestão, por demorarem para o corpo metabolizar e o indivíduo vai ficar se sentindo inchado, pesado, e dançar e pular não irão combinar muito bem com isso ”, diz.

Já para aqueles que preferem o “bloco de casa”, e vão curtir os dias de folga longe da folia nas ruas, Clara Soares alerta para o não aproveitamento do tempo de ócio como ferramenta para comer. “Às vezes a pessoa fica assistindo televisão, entretido, e comendo de forma mecânica, e essa é a diferença entre fome e vontade de comer”, revela.

Segundo a nutricionista, as pessoas não conseguem identificar essa diferença por estarem ocupadas com outras coisas, como ficar mexendo no celular, assistindo a novela, e a importância da necessidade se torna invertida.

“Comer é mais importante do que qualquer outra coisa na hora de se alimentar. É um ato fisiológico, por necessidade. Tem que se concentrar, observar o que quer comer, se servir e comer aquilo que o organismo precisa. Tem estudos que falam que a partir do momento que a pessoa passa a prestar atenção no que acontece ao redor enquanto come, já não é mais fome, é vontade de comer, sinal que já está saciada e já é a hora de parar”, conclui.

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Secom
Secom – Governo de Rondônia

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas