Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Nível do Rio Madeira está a menos de 3,5 metros da cota de transbordamento

- anúncio-

Nível do Rio Madeira está em 13,61 metros, segundo CPRM (Foto: Sara Cicera/Arquivo Pessoal )

O Nível do Rio Madeira atingiu a marca de 13,61 metros nesta quinta-feira (11), em Porto Velho. A cota para que o rio transborde é de 17 metros, segundo a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM). A instituição informou ainda que devido ao fenômeno “La Niña”, a previsão é de chuvas nos próximos meses na bacia do Rio Madeira, que afetam o nível em Porto Velho.

De acordo com a engenheira hidróloga da CPRM, Joana Pinheiro, falta 3,40 metros para o rio atingir a cota de transbordamento.

“O La Niña causa chuva acima do esperado na Amazônia, especialmente no no Sul da Amazônia e a previsão meteorológica para os próximos dias, semanas e meses é de muita chuva, tanto na bacia do Rio Beni como no Rio Mamoré. Então a gente espera, por conta da precisão meteorológica, que tenha um nível realmente elevado”, informou Joana.

- Advertisement -
- Advertisement -
Engenheira hidróloga da CPRM Joana Pinheiro (Foto: Hosana Morais/G1)

A engenheira esclareceu que o rio deve continuar subindo até abril. “A cheia é um evento natural que ocorre todo ano, e costuma ter seu pico máximo em meados de abril. Agora uma cheia de grandes proporções é o que a gente deve se preocupar”, disse Joana.

- Advertisement -

Sipam

De acordo com o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Luiz Alves, há a possibilidade de chover acima da média em Rondônia.

“Esse período, que vai até a primeira quinzena de abril, é um período que chove bastante no estado. A chuva média é de 300 a 350 milímetros por mês. O que esperamos é que chova acima, não há como dizer quanto, mas há essa possibilidade por conta do La Niña”, explicou o meteorologista.

O Sipam informou ainda que as chuvas na Bolívia refletem no nível do Rio Madeira.

Mapa mostra fenômeno La Niña sobre o planeta terra (Foto: Cortesia de William Patzert)

“Lembrando que esse inverno realmente está bem mais rigoroso em relação ao ano passado. Em 2016 estávamos no fenômeno El Niño, ou seja, estava chovendo menos”, informou o meteorologista.

Desde 1° de janeiro até esta quinta-feira (11) choveu mais de 200 milímetros na capital.

“A chuva que cai na capital afeta rio abaixo, ou seja, as cidades do Amazonas, como Humaitá e demais. O nível do Rio Madeira em Porto Velho é afetado por causa das chuvas que ocorrem na Bolívia. O rio está com o comportamento semelhante ao de 2015. Isso é uma coisa que vamos acompanhar”, declarou Alves.

Luiz Alves, meteorologista Sipam explicou sobre a possibilidade de aumento de chuvas (Foto: Hosana Morais/G1)

 

Erosão na BR-364

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), houve uma erosão no Km 876 da BR 364 e um reparo está sendo feito. O local está sendo monitorado pelo Consórcio Jirau e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A PRF informou ainda que o fluxo segue normal no local sem bloqueios ou desvios.

Segundo PRF erosão atingiu quilômetro da BR 364, mas trânsito segue normal (Foto: PRF/Divulgação )

A engenheira da CPRM, Joana, afirmou que há a possibilidade de aumentar sim o nível do rio.

“Existe a possibilidade de a água cobrir a BR , e a gente pretende voltar a monitorar essa questão da BR. Nós fizemos esse trabalho em 2015, que foi um ano pós cheia histórica, mas pretendemos voltar”, finalizou Joana.

 

Texto e fotos: Hosana Morais/G1
Fonte: G1/RO

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas