Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Setembro Amarelo: profissionais da Saúde Mental fazem campanha de prevenção ao suicídio no Hospital Regional

- anúncio-

Município oferece tratamento totalmente gratuito a pacientes no Hospital e no CAPS

Os profissionais de Saúde Mental do Hospital Regional de Vilhena iniciaram nos últimos dias a campanha de prevenção ao suicídio em referência ao Setembro Amarelo (mês em que se comemora o dia 10 como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio). Os dados alarmantes despertam a atenção da equipe multiprofissional de Saúde Mental.

De acordo com o psiquiatra Kleber Ribeiro, nas últimas semanas o Hospital Regional recebeu em média um paciente por tentativa de suicídio por dia. “Esse paciente geralmente chega aqui e já tentou se matar. Há uma ambivalência de sentimentos neste paciente, uma vontade muito grande de viver, mas ao mesmo tempo existe um desejo muito forte de dar um fim ao sofrimento. Ele precisa saber que isso é sério, não é frescura e que existe tratamento, existem formas de ajuda-lo a sair desse sofrimento sem a morte”, salientou. Kleber também explicou que esses pacientes que tentam suicídio e chegam ao pronto socorro do Hospital são estabilizados, medicados conforme a necessidade, há uma vigilância constante de profissionais e a família é orientada. “Depois encaminhamos eles para o Caps para tratamento minucioso”, completou. Os diagnósticos mais comuns são de Borderline, Transtorno Afetivo Bipolar, Esquizofrenia, entre outras patologias.

- Advertisement -
- Advertisement -

No Hospital Regional, além do psiquiatra há uma equipe de serviço social e psicologia que integram o setor de Saúde Mental. Segundo a psicóloga Diene Nepomuceno, as ações de prevenção ao suicídio e à depressão estão sendo intensificadas. “Queremos que os pacientes saibam que eles não estão sozinhos, que o SUS tem profissionais qualificados para cuidar dele e evitar que o suicídio ocorra”, detalhou.

- Advertisement -

O município conta com atendimentos no Hospital Regional, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “Temos diversos profissionais como psicólogos, assistentes sociais, médicos da área de Saúde Mental e todos eles prontos para receber os pacientes que necessitam deste atendimento. A campanha do Setembro Amarelo é fundamental para levantar o tema”, disse o secretário de Saúde Marco Aurélio Vasques.

A prefeita Rosani Donadon disse que as pessoas precisam saber que o município oferece esse serviço. “Muitos sofrem de problemas de depressão e não sabem que têm tratamento ofertado de forma gratuita. Nossos profissionais são qualificados e vão atender o paciente com muito amor e dedicação”, disse.

Ao longo do mês os profissionais darão orientações aos funcionários, pacientes e familiares, distribuirão fitas em referência à campanha e espalharão cartazes com frases de prevenção ao suicídio.

Fonte: Semcom

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas