Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Trotes ao Corpo de Bombeiros aumentam e serviço é prejudicado em Vilhena

- anúncio-

Trotes vem aumentando e tais infrações prejudicam o trabalho do Corpo de Bombeiros

O 3º Grupamento de Corpo de Bombeiros Militar da cidade de Vilhena, vem enfrentando diariamente um grande problema no atendimento à população, no caso, os trotes. As ligações falsas avisando sobre incêndios, colisões e outros variados tipos de ocorrências, atrapalham e prejudicam os serviços prestados pelos bombeiros militares, além de congestionarem as linhas telefônicas, impedindo que outras pessoas acionem o grupamento para um verdadeiro atendimento.

Os militares que trabalham na sala da central de operações do Corpo de Bombeiros de Vilhena são treinados e possuem experiência para identificar quando se trata de um trote ou não, mas as vezes, as ligações são tão reais, que o socorro é deslocado até o local da falsa ocorrência.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ligações como ❝minha caixa d’água está pegando fogo❞ e contendo xingamentos são feitas por crianças e adolescentes todos os dias à central de atendimento dos bombeiros. Segundo os bombeiros, além destes engraçadinhos, hoje em dia, existem os ❝profissionais dos trotes❞; pessoas que ligam ao 193 e contam uma versão que fica difícil de descobrir se é trote ou não, além disso, chegam a deixar um número falso, para que o bombeiro retorne e confirme a ligação.

- Advertisement -

A central do Corpo de Bombeiros recebe em média 08 a 15 ligações por dia para o socorro de vítimas das mais variadas situações, como acidentes, incêndios e auxílios, sendo que de cada cinco ligações, duas tratam-se de trotes. Todavia, o número de trotes tem aumentado e prejudicado o atendimento das ocorrências reais no município.

Enquanto as viaturas são deslocadas para uma falsa ocorrência, pessoas que realmente estão precisando do atendimento das unidades de resgate e dos caminhões de combate a incêndio, são prejudicadas e muitas podem vir a ter sequelas graves, ou até mesmo perderem a vida por conta das brincadeiras causadas pelos trotes.

Os bombeiros alertam que os telefones da central de atendimento 193 possuem bina, dispositivo que identifica o número da chamada, o que pode servir de ajuda para identificar as pessoas que fazem este tipo de brincadeira e podem ser punidas criminalmente pela pratica de trotes aos serviços de urgência e emergência.

Vale lembrar que segundo o Artigo 266 do Código Penal (CP), ❝Interromper ou perturbar o serviço telefônico de urgências e emergências é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa❞; e o presente Artigo se enquadra em qualquer caso e vítima.

Antes de atrapalhar o serviço do Corpo de Bombeiros e das Policias Militares, pare e pense! Você vai estar atrapalhando o serviço dos homens que trabalham 24 horas por dia para salvarem vidas e arriscando as próprias para salvá-las e uma hora, uma das vítimas prejudicadas pelos trotes pode ser você, um familiar ou um amigo. Lembre que enquanto você brinca de passar trote aos bombeiros, pessoas que realmente precisam podem estar precisando de atendimento e morrerem por sua culpa. Diga NÃO aos trotes e SIM a vida.

 

Carlos Mont Serrate

Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas