Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Alunos do IFRO desenvolvem projeto urbanista em ruas de Vilhena

- anúncio-

Ao todo são quatro parklet´s instalados em diferente pontos da cidade. Cada estrutura apresenta sua própria identidade. 

Os acadêmicos da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Vilhena desenvolveram os famosos parklet´s – que são uma extensão da calçada que funciona como um espaço público de lazer e convivência e que já estão à disposição da população.

As estruturas que foram construídas com madeiras e outros matérias sustentáveis, alternativos e renováveis estão localizadas em quatro pontos estratégicos da cidade: Av. Major Amarante (em frente ao Banco Bradesco), Av. Paraná (em frente à Cooperativa Sicredi), Av. Melvin Jones (em frente à escola municipal Antônio Donadon) e em frente à Câmara de Vereadores.

- Advertisement -
- Advertisement -
Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFRO na redação do site Folha de Vilhena

Para saber mais detalhes sobre as estruturas que estão deixando os vilhenenses curiosos, a equipe de reportagem do site Folha de Vilhena conversou com os alunos: Leonardo Luiz Belegante, 18 anos; Kalinca da Silveira Costa, 18 anos e Joice Moura Nogueira, 19 anos – líderes dos grupos que criaram os parklet´s instalados na cidade de Vilhena.

- Advertisement -

Durante a entrevista, os acadêmicos contaram que o projeto devidamente autorizado pela Prefeitura da cidade para sua instalação, partiu da professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ariane Zambon Miranda e, logo foi abraçado por todos os acadêmicos, que não mediram esforços para que o projeto ficasse perfeito. Eles contaram ainda que tiveram o apoio de um Engenheiro Civil, dois Arquitetos e de uma professora de Artes.

 

Questionados sobre como iniciaram o projeto, o acadêmico Leonardo Luiz ressaltou que, a primeira tarefa desenvolvida foi a pesquisa de campo, que consistiu no levantamento de alguns dados junto à população, como o que estaria faltando nos locais onde seriam instalados os parklet´s, para assim atender as demandas locais. Logo, foi realizada a maquete e depois a montagem da estrutura.

– Quando realizamos a pesquisa, os moradores informaram que naqueles locais estariam faltando lixeiras, bancos, bicicletário, cobertura para se protegerem do sol enquanto esperam e até um local onde pudessem deixar os animais de estimação enquanto realizam suas caminhadas diárias. Depois disso, criamos as maquetes com ajuda de outros profissionais, fomos em busca dos materiais, alguns doados, outros comprados e por último montamos a estrutura – contou o acadêmico.

Leonardo informou também seu grupo ficou encarregado da montagem do parklet na Av. Melvin Jones e, para isso utilizaram materiais como: paletes, pneus, garrafas pets, sapê, madeiras, carretel, pinturas, verniz. Além disso, o espaço que tem capacidade para o estacionamento de 4 bicicletas em breve passará a ter 7 vagas.

Já no parklet instalado na Av. Paraná que ficou com o grupo da acadêmica Kalinca da Silveira, foram utilizados materiais, tais como, paletes, bambus e flores que deram um charme à estrutura que tem capacidade para cinco bicicletas, além de bancos e lixeiros.

Joice Moura que é a líder do grupo que ficou encarregado dos cuidados e montagem do parklet instalado na Av. Major Amarante ressaltou que, foram utilizadas materiais como madeiras, tambores e panos. Ela também contou o grupo decidiu dar um toque diferencial ao projeto ao criá-lo como um carro dos Flintones e, que a interação de toda a equipe foi 100%.

– Trabalhar em equipe foi muito bom, todos colaboraram. Durante todo o tempo que trabalhamos juntos aprendemos muito e agora estamos vendo que a proposta está agradando às pessoas porque estão utilizando as estruturas – diz Joice.

O projeto que foi iniciado no meio do primeiro semestre estará à mostra e à disposição dos vilhenenses por 60 dias. Vale frisar que os parklet´s são de fácil montagem e que tem 12.5m², ocupando apenas 01 vagas de estacionamento.

Alguns não concordaram

Durante visita aos parklet´s, nossa equipe conversou com alguns empresários da Av. Paraná, e muitos deles não concordaram com o local escolhido. Conforme um empresário, a estrutura de madeira tira as vagas de seus clientes na avenida. Ele reclamou também que não há nenhuma sinalização na estrutura que a identifique, principalmente à noite, podendo provocar acidentes.

Outro empresário também citou que o parklet´s é muito bonito e que os acadêmicos devem mostrar o projeto, contudo, o local escolhido por eles para deixa-lo à mostra é inadequado, já que atrapalha os motoristas. “Eles deveriam ter colocado no meio do canteiro central e não na avenida”, conta.

 

Texto e fotos: Redação

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas