Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vereadores suspeitos de corrupção são ouvidos durante audiência em Vilhena

- anúncio-

Vereador cassado, Carmozino chega para audiência (Foto: José Manoel/Rede Amazônica)

Atualmente, seis acusados respondem ao processo em liberdade. Com término dos depoimentos, Justiça vai estipular prazo para alegações finais

Os vereadores Júnior Donadon (PMDB), Vanderlei Graebin (PSC), Carmozino Alves Moreira (PSDC), que teve o mandato cassado no início do mês, e ainda os ex-parlamentares Jairo Peixoto, Maria Marta José Moreira e José Garcia da Silva foram ouvidos em uma audiência de instrução nesta segunda-feira (22), em Vilhena (RO). Eles foram presos no ano passado, suspeitos de corrupção. Atualmente, os seis acusados respondem ao processo em liberdade.

Jairo Peixoto foi ouvido em audiência nesta segunda (Foto: José Manoel/Rede Amazônica)

Os acusados começaram a chegar ao Fórum Criminal por volta das 8h30, e a audiência de instrução começou às 9h. Com o término dos depoimentos, a Justiça vai estipular o prazo que defesa e Ministério Público terão para fazer as alegações finais. Depois desse procedimento, a sentença deve ser anunciada.

- Advertisement -
- Advertisement -
José Garcia chegando no Fórum em Vilhena (Foto: José Manoel/Rede Amazônica)

A primeira audiência desse processo aconteceu em abril, e cerca de 30 testemunhas prestaram depoimentos.

- Advertisement -

Atualmente, todos os acusados respondem ao processo em liberdade, mas chegaram a serem presos no final do ano passado pela Polícia Federal (PF). As investigações do Ministério Público apontaram que entre 2014 e 2016 os vereadores participaram de um esquema de aprovação de loteamentos na cidade, mediante recompensa.

Vanderlei Graebin foi ouvido em audiência nesta segunda, em Vilhena (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

Para os loteamentos serem aprovados, os parlamentares recebiam terrenos e quantias em dinheiro. O dono do loteamento também se tornou réu, acusado de corrupção ativa.

Os advogados de defesa dos vereadores e ex-vereadores disseram que os clientes não participaram de nenhum esquema de extorsão. A defesa do proprietário do loteamento afirmou que o empresário colaborou com as investigações desde o começo e que sua inocência será provada.

Marta chega no Fórum junto com advogado (Foto: José Manoel/Rede Amazônica)

Vereadores reeleitos

Júnior, Carmozino e Vanderlei foram reeleitos vereadores nas eleições de outubro. Júnior foi o 5º mais votado do município e recebeu 1.057 votos. Graebin foi eleito pela 6ª vez consecutiva com 950 votos, e Carmozino pela 4ª vez, com 921 votos. Em janeiro desse ano, eles tomaram posse e retornaram para a Casa de Detenção.

Júnior chegou acompanhado da esposa e advogado (Foto: José Manoel/Rede Amazônica)

Por decisão da 4ª Zona Eleitoral, Carmozino teve o mandado cassado no início desse mês. Segundo a decisão, durante o período de campanha eleitoral no ano passado, Carmozino teria cometido o crime de compra de votos. Em conversas telefônicas interceptadas pela polícia, ele promete ajuda para marcar e realizar exames e consultas médicas. Segundo a defesa, o cliente nega as acusações e está recorrendo da decisão.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada pela Câmara de Vereadores para investigar a conduta dos parlamentares. A sessão de julgamento deve acontecer até o dia três do próximo mês.

 Fonte: G1 / Eliete Marques
- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas