Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Vacinação contra a febre aftosa encerra nesta segunda-feira

- anúncio-

Até a última sexta-feira (12), cerca de 8 milhões de animais já haviam sido vacinados e declarados. Expectativa é que sejam vacinados 13,6 milhões de bovinos e bubalinos

Os pecuaristas de Rondônia podem vacinar os bonivos e bubalinos contra a febre aftosa até nesta segunda-feira (15). Já a declaração pode ser realizada até do dia 22 deste mês na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

- Advertisement -
- Advertisement -

De acordo com a Idaron, até a última sexta-feira (12), 58 mil pecuaristas já haviam declarado cerca de 8 milhões de animais vacinados, o que corresponde 60% da expectativa de vacinação, que é de 13,6 milhões.

- Advertisement -

A insituição informou ainda que o rebanho bovino de Rondônia é o sexto maior do país.

Multa
O produtor que não vacinar seu rebanho poderá ser multado em R$ 163,02 por animal não vacinado, além de ter que vacinar com a presença de um técnico da Idaron. Já o produtor que vacinar, mas esquecer de declarar, poderá ser multado em R$ 163,02 por propriedade.

Inversão do calendário
O calendário de vacinação do estado foi modificado em fevereiro deste ano, e passou a as vacinações passaram a ser de abril, e não mais em novembro. De acordo com a Idaron, a mudança foi proposta pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), pois os produtores se queixaram prejuízos na reprodução dos animais, devido ao excesso de manejo durante a segunda etapa de vacinação, que ocorre no fim de ano, prejudicando assim a produtividade do rebanho.

No ano de 2016, segundo a Idaron, foram registrados mais de 35 mil nascimentos de bovinos e bubalinos. O órgão espera que com a inversão do calendário, a taxa de natalidade aumente ainda mais.

Fonte: G1

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas