Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


MAIO AMARELO: alunos da escola Cristo Rei recebem palestra educativa sobre segurança no trânsito

- anúncio-

POR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO

O ciclo de palestras nas escolas públicas é uma parceria entre a Circunscrição Regional de Trânsito de Vilhena (Ciretran), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semtram) e Secretaria Municipal de Educação (Semed)

- Advertisement -
- Advertisement -

A Circunscrição Regional de Trânsito de Vilhena (CIRETRAN) iniciou na manhã desta sexta-feira (5) na escola municipal Cristo Rei em Vilhena, a primeira palestra das onze que serão realizadas em escolas públicas ao longo do mês, em alusão ao movimento “Maio Amarelo”. A palestra que teve com tema “Segurança no Trânsito” foi proferida por Claudineia Brigel, responsável pela Educação de Trânsito da Ciretran, para alunos na faixa etária dos 6 a 8 anos.

- Advertisement -

Durante o bate-papo, Claudineia Brigel explicou para os alunos de 1° ao 3° ano do ensino fundamental, as principais regras que as crianças devem conhecer quando estiverem na situação de passageiros, em automóveis e motos, e como devem se comportar nas ruas como pedestres.

A educadora de trânsito ilustrou também por meio de exemplos para o melhor entendimento das crianças, a importância de respeitar a idade mínima como passageiro. Ressaltando que crianças só podem andar na garupa de motos a partir dos 7 anos e no banco da frente de carros a partir dos 10 anos.

– Quando uma criança menor de 10 anos vai para o banco da frente do carro e usa o cinto de segurança, o objeto fica posicionado na região do pescoço e não na área do peito que é o recomendável. Isso é muito perigoso, pois quando os pais estiverem dirigindo o automóvel, e fizerem uma freada brusca a criança poderá ser jogada para frente podendo-se enforcar com o cinto de segurança – frisou Claudineia.

Além disso, Brigel explicou também as regras básicas que as crianças devem saber antes de atravessar a rua: olhar sempre para os dois lados, sinalizar com a mão para que o motorista pare e, quando necessário, passar na faixa de pedestre.

Após a explicação, a equipe da CIRETRAN exibiu um vídeo educativo de trânsito dirigido para crianças, chamado de “Trânsito amigo”. No vídeo foi ilustrado com mais detalhes a explicação que a responsável pela Educação de Trânsito do órgão, havia dito.

De acordo com a diretora da escola, Elaine Pires, a palestra é de suma importância para os alunos, porque por meio das dicas, as crianças aprendem as principais regras de trânsito, e ainda repassam essas informações para os pais, amigos e demais familiares.

– Com as dicas sobre segurança no trânsito as crianças colocarão em prática no seu dia a dia o que aprenderam, principalmente aqui na Av. Melvin Jones, que tem um fluxo grande de veículos – enfatizou a diretora.

No final da palestra, as crianças da escola Cristo Rei receberam panfletos educativos, onde se enumera 10 dicas de segurança no trânsito para que sejam repassados aos pais.

 

Texto: Abel Labajos

Fotos: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas