Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


DER aplica nova tecnologia de tubos para drenagem na região de Chupinguaia

- anúncio-

 

Apresentação dos Tubos PEAD – Polietileno de Alta Densidade

Para conhecer e analisar uma nova tecnologia de drenagem e tubulação autoridades e engenheiros civis do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) estiveram no município de Chupinguaia para assistir a apresentação dos Tubos PEAD – Polietileno de Alta Densidade, produzidos pela empresa Tigre ADS (Sistema Avançado de Drenagem), bem como a aplicação do material.

Engenheiros das residências de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena, além do diretor-operacional, Adriano Furtunato e os residentes Paulo Aquino, de Cacoal e Carlos Goebel, de Vilhena, receberam as instruções técnicas teóricas e práticas do produto. A prefeita de Chupinguaia Sheila Anselmo Mosso, assim como os vereadores, também prestigiaram a apresentação.

- Advertisement -
- Advertisement -

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Chupinguaia e a apresentação do material foi realizada pelo engenheiro civil da empresa fabricante, Daniel Vinhal, que falou sobre as inúmeras vantagens do tubo, assim como comparativos com os materiais utilizados atualmente.

- Advertisement -

Os tubos PEAD são utilizados para serviços de drenagem urbana, infraestrutura, saneamento básico, entre outras funções, tem durabilidade de cerca de 100 anos e dispensam base de concreto, podendo ficar em solo natural. Além disso, os tubos são extremamente leves o que possibilidade maior facilidade e segurança para os servidores no manuseio e transporte. Um tubo de polietileno de 6 metros com 15000mm pesa 404kg e pode substituir a função de 4 manilhas de concreto que juntas chegam a pesar 7.200kg.

O material que já é utilizado em obras federais e em várias cidades do país, inclusive pelos DERs de outros estados, tem um sistema de encaixe simples que impede vazamentos e possibilita maior rapidez na instalação.

A aplicação dos 2 tubos de 6 metros foi feita pelo Governo do Estado de Rondônia, através de uma equipe da 9ª Residência Regional do DER na RO-495, popularmente conhecida como Linha 85, e contou com as orientações dos técnicos da empresa. De acordo com Adriano Furtunato, esteve é o primeiro lugar do estado a receber essa tecnologia de tubos PEAD e essas instruções técnicas são importantes para que os engenheiros do órgão possam aplicá-la futuramente em projetos das rodovias estaduais em Rondônia.

Segundo o engenheiro civil do DER Marcos Marsicano, a equipe esteve verificando a viabilidade financeira e técnica dos tubos e garantiu que as impressões são boas. “Essa nova tecnologia atende as normas técnicas regulamentadoras da ABNT e DNIT, o que nos dá segurança quanto a qualidade do produto, durabilidade, abrasividade e transporte e é uma opção a mais para drenagem, que em alguns casos poderá substituir as pontes de madeira, manilhas e tubos ármcos (tubos metálicos)”, comentou.

Secom – Governo de Rondônia

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas