Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Projeto da escola municipal Dalila Donadon busca resgatar o hábito pela leitura

- anúncio-

Comunidade escolar da escola Dalila Donadon teve um dia de leitura e, nela autores famosos da literatura brasileira foram relembrados

A equipe pedagógica da E.M.E.I.F Professora Dalila Donadon, localizada no Bairro Bela Vista, em Vilhena, promoveu nesta terça-feira, 21, uma manhã e tarde totalmente dedicado à leitura.

- Advertisement -
- Advertisement -

- Advertisement -

O encontro que reuniu, comunidade escolar, busca por meio do projeto, “Leitura Prazerosa e Escrita Fabulosa” promover a alfabetização, hábito e gosto pela leitura, tendo em vista a sua importância para o desenvolvimento pedagógico de todos os alunos.

O projeto iniciou em 2015, e desde aquele ano, novas ideias já surgiram ajudando a abrilhantar ainda mais o projeto original, tornando-o assim, cada vez mais dinâmico. Prova disso, foi a realização de um mini-evento dedicado à leitura no pátio da escola, nos dois turnos. Neles, os alunos interagiram e apreciaram apresentações de seus coleguinhas voltadas ao tema central, a leitura.

Conforme a gestora da escola municipal, Dirce Donadon Batista, o projeto já vem sendo realizado na escola há dois anos, mas graças ao bom desempenho da equipe pedagógica, neste ano, o projeto trouxe novidades para incentivar ainda mais à leitura nos alunos da unidade escolar. “Este tipo de evento é muito importante para o aprendizado dos alunos, visto que os ajuda a se comunicar e pronunciar melhor as palavras. Todo o corpo docente está de parabéns, porque está fazendo um bom trabalho com todos os alunos”, destacou a diretora.

Como dito, a cada ano que passa o projeto ressurge, e vem recheado de novas ideias. E, neste ano uma das novidades foi a decoração das portas de todas as salas com imagens chamativas e relativas à leitura. Outros detalhes que foram acrescentados ao projeto são: o baú da leitura e a sacolinha da leitura.

Com relação a este último os alunos podem levar para casa uma sacolinha decorada com livros e um caderno. Nele, tanto pai quanto filho deverão descrever momentos importantes captados durante a leitura do livro. A escola Dalila Donadon adotou esse método, tendo a vista que estudos já revelaram que quando uma criança lê em companhia dos pais, aprende muito mais.

Uma das novidades do projeto deste ano, é o empréstimo de livros para os alunos. Conforme a responsável pela biblioteca e sala de leitura, Zenia de Souza Vilela, as alunos podem levar os livros para casa por um período máximo de dois dias. Nesse tempo, eles deverão fazer a leitura, e logo deverão preencher uma ficha de acompanhamento que vai junto com o livro ou história. Nessa ficha eles deverão fazer um pequeno resumo sobre o livro lido.

Se o aluno realizar o empréstimo de 10 livros e devolvê-lo com a devida ficha preenchida ganhará uma moeda (o bom leitor) a qual ao final de cada bimestre será revertida em prêmios relacionados à leitura e escrita. “Quanto mais o aluno ler, maior será o número de moedas obtidos e, por conseguinte terá mais prêmios”, diz Zenia.

A biblioteca e a sala de leitura da escola Dalila Donadon ainda têm muito por melhorar, pensando em isso, a nova gestão traz também no projeto, o apadrinhamento de alguns empresários, para assim, equipar e melhorar o cantinho que ajuda muito no aprendizado dos alunos.

Texto e fotos: Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas