Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Posto de saúde dá treinamento para gestantes sobre emergências com recém-nascidos em Vilhena

- anúncio-

Procedimento para salvar criança de engasgamento foi ministrado por uma soldado do Corpo de Bombeiros

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Afonso Mansur de Franca, localizada na avenida Brigadeiro, realiza mensalmente os encontros de um projeto denominado “Roda de Gestante”.

- Advertisement -
- Advertisement -

O treinamento é para gestantes e consiste em repassar informações sobre cuidados em casos de emergências com recém-nascidos.

- Advertisement -

A iniciativa partiu enfermeiras residentes de obstetrícia, Josiane Bruna e Patrícia Mareco, com colaboração das enfermeiras do postinho, Camila e Havig. De acordo com elas, todas as gestantes que passam pela unidade são convidadas a participar do projeto e os encontros ocorrem sempre na última sexta-feira do mês.

A 9ª reunião ocorreu na última sexta-feira, 24, onde as residentes e uma soldado do Corpo de Bombeiros palestraram sobre os procedimentos que devem ser realizados nos bebês em caso de engasgo com alimentos líquidos, em especial com leite. “O tema foi escolhido devido ao grande número de ocorrências destes casos”, explicou uma coordenadora.

Na ocasião, foi ensinada a manobra de Heimlich que hoje é o método pré-hospitalar mais utilizado para desobstrução das vias aéreas e já salvou inúmeras vidas de recém nascidos pelo mundo.

A “Roda de Gestantes” continuará sendo realizada devido ao sucesso que programa tem apresentado. “Os resultados são fantásticos. As mães precisam saber como proceder com seus bebês e nossa intenção é estender projetos como estes”, comentou a prefeita Rosani Donadon.

O secretário municipal de saúde, Marco Aurélio Vasques, reforçou que a Atenção Básica tem este propósito de estar próximo da comunidade que está localizada. “A prevenção é que faz o sistema público de saúde funcionar”, encerrou.

 

Fonte: SEMCOM

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas