Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


ESCOLA MILITAR EM VILHENA: população conhece benefícios do projeto e se manifesta

- anúncio-

 

A implantação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Rondônia – Unidade IV no município de Vilhena foi tema de debate na noite desta quarta-feira, 15, no auditório do Ministério Público Estadual – MPE/RO.

- Advertisement -
- Advertisement -

Foram mais de três horas de Audiência Pública, dividida entre apresentação do projeto e debates com pais, alunos e professores que fazem parte da comunidade Zilda da Frota Uchôa – escola estadual que receberá o projeto modelo de Escola Militar na cidade.

- Advertisement -

Para falar sobre os benefícios do projeto e o método de ensino da escola, se fizeram presentes na Audiência Pública, a Gerente de Educação da SEDUC/PVH, Angélica Ayres e a 1ª Tenente PM Erika Ossuci – Diretora da escola militar Tiradentes II.

Conforme a Gerente da Seduc, em Rondônia há duas escolas militares – Tiradentes I (em Porto Velho) e Tiradentes II (em Jacy-Paraná, localizado a 96 km de Porto Velho) e, as duas vem transformando a vida de muitas crianças e adolescentes, tendo em vista que o método de ensino já é considerado de excelência devido ao alto número de alunos que vem se destacando e, sendo premiados a nível estadual e nacional.

Angélica Ayres também destacou que hoje as escolas militares são modelo de resultado e, devido a isso, esse modelo deve ser seguido. “Não educação não podemos recusar nenhum modelo de ensino, já que os prejudicados serão os estudantes. Se queremos mudanças numa escola, devemos correr atrás, mas sempre buscando melhorias com bons resultados, para assim ter uma formação adequada”, frisou.

Na audiência, também foi apresentado uma reportagem produzida por uma emissora de televisão e, nela destacou-se a implantação do projeto piloto de uma escola militar no estado do Amazonas, que deu certo. De acordo com Angélica, essa escola pública hoje militarizada em pouco tempo apresentou melhoramento no ensino e mudanças comportamentais nos estudantes. “Se em Vilhena o projeto for concretizado, a cidade ganhará muito, podem ter certeza, visto que haverá grandes avanços na educação”. Ao finalizar a sua fala, a Gerente da Seduc informou que além de Vilhena, os municípios de Ariquemes e Ji Paraná também terão uma escola militar.

ESCOLA MILITAR EM JACY PARANÁ

A Diretora da escola militar Tiradentes II, em Jacy Paraná – Tenete Ossuci que está no comando desde 2013, ao se manifestar, fez uma breve explanação sobre a situação da cidade e o porquê da mesma ter sido escolhida para receber uma escola militar.

De acordo com a Tenente, a cidade de Jacy Paraná teve um inchaço populacional em 2009 com a construção das Usinas Hidroelétricas do Madeira, onde os trabalhadores, na maioria homens, ocupavam as ruas de Jacy em busca de diversão, sexo, álcool e drogas. Com isso, foi necessário uma estratégia de políticas públicas, no caso a implantação de uma escola militar para assim combater as mazelas sociais sofridas pela população.

VILHENA TERÁ UMA ESCOLA MILITAR

Hoje a escola militar em Jacy Paraná é modelo de referência de ensino e, esse mesmo modelo deverá ser implantado em breve na cidade de Vilhena. Hoje, devido a inviabilidade de recursos orçamentários não é possível a construção de uma escola específica, mas a proposta do Governo do Estado juntamente com a Polícia Militar é abrigar a escola estadual Zilda da Frota Uchôa e transformá-la em gestão militar, haja vista que após estudos foi detectado que a escola apresenta inúmeros problemas sociais (violência no ambiente escolar, comercialização e consumo e drogas) e baixo desempenho escolar.

GESTÃO MILITAR NA ESCOLA ZILDA DA FROTA

Conforme o projeto de implantação de gestão militar, a escola estadual Zilda que conta com 23 salas terá como padrão a Escola Tiradentes II e, nela os alunos poderão estudar em dois turnos: matutino e vespertino. A escola também terá a educação básica – Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, Regular; Ensino Médio do 1º ao 3º ano, Regular; – Educação Especial de Forma Inclusiva e contará com o Programa Mais Educação. Além disso, a escola terá horta geométrica, modalidades esportivas, biblioteca, sala de laboratório, entre outros.

POPULAÇÃO QUER A ESCOLA MILITAR EM VILHENA?

Após convite, a população compareceu em massa à Audiência Pública, muitos pais e inclusive alunos da escola Zilda se fizeram presentes munidos com cartazes, os quais solicitavam a implantação da gestão militar naquela instituição.

Professores, pais e alunos deram seu ponto de vista e, em alguns momentos questionaram a implantação da escola militar, assim cada questionamento foi devidamente atendido pela Tenente Ossuci e pela Gerente da Seduc.

VAGAS NÃO SERÃO PERDIDAS

Conforme a Tenente Ossuci, todos os alunos que hoje encontram-se matriculados na escola Zilda da Frota terão suas vagas garantidas, já que a escola militar será aberta 100% a população. Professores, coordenadores, orientadores e supervisores que fazem parte da comunidade também poderão continuar na escola.

A escola militar ainda não tem data para iniciar suas atividades, tendo em vista que a proposta está sendo aperfeiçoada, mas conforme a Gerente da SEDUC, em breve a proposta sairá do papel e tornar-se-á realidade.

Texto e fotos: Redação 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas