Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Em estado grave, criança é salva após esforço da equipe da UTI de Vilhena

- anúncio-

Após ser estabilizada a criança foi transferida para capital em uma aeronave.

Um caso inusitado ocorreu no Hospital Regional de Vilhena e emocionou toda a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. Uma criança de dois anos apresentava um quadro clínico gravíssimo e foram necessárias adaptações e desdobramento de todos os profissionais do setor para estabilização e salvamento da vida. O paciente foi levado para Porto Velho em uma aeronave própria para esse tipo de transporte.

- Advertisement -
- Advertisement -

O pequeno foi internado na pediatria há quatro dias e na manhã desta terça-feira, 07, o estado de saúde do garoto evoluiu uma piora respiratória, fazendo com que ele fosse levado para a UTI do Hospital Regional. Lá, quatro intensivistas e dois pediatras permaneceram para cuidar da criança, já que a UTI de Vilhena não dispõe de uma ala pediátrica e não tem equipamentos e drogas adequadas para o atendimento de pacientes que não sejam adultos.

- Advertisement -

Na quarta-feira, 08, havia a necessidade da transferência urgente do menino por transporte aéreo e o diretor administrativo Wagner Borges juntamente com a diretora de práticas assistenciais, Graziele Jacob, pediram ao governo do Estado através da Central de Regulação de Urgência e Emergência (CRUE) e uma aeronave da Rima (própria para transportes de pacientes em estado gravíssimo) que levou o garoto a Porto Velho, onde receberá os cuidados necessários.

Um dos médicos que acompanhou a situação, André Luiz Oliveira, explicou que o caso da criança era complexo. “O estado era gravíssimo. Ele estava com choque séptico, uma infecção generalizada e Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (Sara). A chance de conseguirmos salvá-lo era mínima, mas adaptamos os equipamentos adultos para atendê-lo e diluímos drogas de acordo com a necessidade dele até conseguirmos estabilizá-lo com segurança e colocá-lo na aeronave”, detalhou.

A criança já respirava por ventilador, outro aparelho que foi adaptado provisoriamente para que o garoto conseguisse sobreviver. O transporte terrestre não era permitido, por isso a aeronave foi necessária.

O secretário adjunto Evandro Gomes ressaltou que não se deve medir esforços para salvar uma vida e parabenizou os profissionais da UTI que atenderam o paciente.

Wagner Borges e Evandro Gomes acompanharam a família da criança até a decolagem da aeronave. O transporte feito do Hospital Regional de Vilhena até o aeroporto foi feito pela equipe da Rima, utilizando uma ambulância da Unimed.

A psicóloga Diene Nepomuceno também ficou satisfeita com a ação. “Casos como estes nos emocionam. Ouvimos constantes reclamações e é interessante que a população saiba o que acontece de bom nos nossos corredores”, salientou.

 

Assessoria

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas