Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

CONSCIENTIZAÇÃO: Secretário ministra palestra sobre descarte correto de resíduos sólidos

- anúncio-

Ações são realizadas em 24 escolas da rede municipal de Vilhena

Com o objetivo de conscientizar à população sobre o devido descarte e reaproveitamento dos resíduos sólidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) está promovendo uma série de palestras nas escolas municipais, em Vilhena.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ao todo, 24 estabelecimentos de ensino localizados na área urbana e rural receberão as palestras ministradas pelo titular da pasta, Jorge Rabelo.

- Advertisement -

Durante a palestra realizada no final da manhã desta segunda-feira, 06, na escola Senador Ronaldo Aragão, no bairro São José, Rabelo, que também é gestor em resíduos sólidos e perito ambiental, ressaltou a importância da conscientização popular quanto ao descarte do lixo e a implantação da coleta seletiva na cidade.

Conforme Rabelo, a população precisa entender a diferença existente entre lixo e resíduo sólido, tendo em vista que os dois termos podem gerar confusão nos moradores. “Lixo é tudo aquilo que não tem mais utilidade; já resíduo sólido é tudo aquilo que pode ser reaproveitado ou reciclado”, frisou.

Munido de materiais recicláveis, tais como latinha, madeira, papelão, alumínio, garrafa pet, entre outros, Rabelo explicou para os docentes, as vantagens que traz o bom reaproveitamento dos itens e os benefícios para o meio ambiente quando os mesmos são descartados corretamente. “Hoje, Vilhena não conta com coleta seletiva de lixo, por isso, estamos trabalhando na conscientização popular”, reforçou Jorge Rabelo.

Outro ponto ressaltado pelo secretário é com relação à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis em Vilhena. De acordo com Rabelo é necessário a instalação deste tipo de entidade nos municípios do país, haja vista que com ela, os catadores terão condições dignas de trabalho, valorização e renda ao final do mês.

Para a orientadora, Mariluz Alves da Silva, a palestra é de suma importância na vida das pessoas, já que traz ensinamentos que poderão ser aplicados no dia a dia. “Na escola já teve campanhas sobre as vantagens da separação do lixo doméstico. Na oportunidade, os alunos traziam o lixo das residências e aqui o separávamos e depois o vendíamos”, diz.

Para finalizar, Rabelo informou as consequências que trazem o mau descarte dos resíduos perigosos (lâmpada, baterias e pilhas) e a queima de lixo para o meio ambiente.

 

 

Fonte: Semcom

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas