Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Prefeitura de Vilhena vai aderir a sofisticado programa de combate à corrupção

- anúncio-

Com objetivo de prevenir, monitorar e detectar eventuais tentativas de fraudes e procedimentos suspeitos na gestão pública, a Prefeitura de Vilhena vai aderir ao Observatório da Despesa Pública (ODP).

O sistema foi criado pela Corregedoria Geral da União (CGU) para um melhor gerenciamento dos gastos públicos, de modo a permitir análises comparativas, subsidiando a tomada de decisões para uma melhor aplicação dos recursos.

- Advertisement -
- Advertisement -

Nesta sexta-feira, 24, foi realizada uma apresentação do programa no gabinete da prefeita Rosani Donadon (PMDB) sobre as vantagens em aderir ao método de combate à corrupção.

- Advertisement -

A apresentação teve a participação do chefe da Casa Civil, Emerson Castro, e o responsável pelo programa na Controladoria Geral do Estado (CGE), Francisco Lopes Fernandes Netto.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Darci Cerutti (DEM), a deputada estadual Rosangela Donadon (PMDB), secretários municipais e vereadores.

O controlador-geral do Estado, Netto, fez uma exposição sobre o ODP, uma espécie de malha fina dos procedimentos governamentais em diversos setores, que produz informações de alto valor agregado, úteis para a auditoria e fiscalização dos recursos públicos. Ele explicou que Rondônia é membro do ODP, experiência implantada pela Controladoria-Geral da União (CGU) que está em processo de expansão para os municípios, desde janeiro de 2016.

“O programa é simples e não envolve muitos gastos, mas trará um benefício muito grande para o município”, ressaltou Netto.

Segundo o secretário da Casa Civil, com o sistema é possível, identificar empresas que apenas simulam competições em licitações para receber dinheiro público ou entidades que são criadas apenas com o propósito de também ter acesso a recursos por meio de convênios suspeitos.

“Iremos transferir toda a tecnologia, experiência e técnica e vocês, do município, poderão inclusive aperfeiçoar este instrumento, que tem por objetivo final blindar o erário e a gestão pública. Vilhena passou por momentos difíceis de casos de corrupção e junto com a prefeita Rosani Donadon queremos ajudar o município a vencer esses problemas”, disse o secretário da Casa Civil no encontro com a prefeita.

Por sua vez, Rosani Donadon disse que pretende, em breve, aderir ao programa que vai ajudar no combate à corrupção na administração pública. “Sei que tenho uma grande missão. O município passa por um momento difícil, mas podem ter certeza que estou trabalhando de forma transparente e com ética para fazer Vilhena voltar a crescer e desenvolver e, principalmente, oferecer qualidade de vida para a população. Estou trabalhando para melhorar todos os setores da cidade, desde a Saúde, a Educação, para que os vilhenenses voltem a ter orgulho da nossa amada cidade”, afirmou a prefeita.

O resultado do trabalho feito a ser realizado pela Controladoria Geral do Município será apresentado no dia 30 de março de 2018, à CGU em Brasília.

 

 

Fonte: Assessoria

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas