Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Força Tática e GOE apreendem espingardas na Fazenda Vilhena durante operação

- anúncio-

Motosserras, espingardas e munições foram apreendidas 

A operação em conjunto da Força Tática com Grupo de Operações Especiais (GOE) aconteceu durante toda está quinta-feira, 12 de janeiro, nas dependências da Fazenda Vilhena, local onde em 2015 ocorreu uma chacina, ceifando a vida de cinco pessoas, na área rural da cidade de Vilhena.

Os militares revelaram que deslocaram-se ao local para realizarem averiguação nos lotes da fazenda que estão ocupados pelos sem terras do movimento denominada MAP (Movimento Agrário Popular) e que durante averiguações 73, 74, 75 e 85 apreenderam  cinco espingardas, uma carabina e três motosserras, além de diversas munições de variados calibres, bem como prenderam pelo menos sete pessoas, que deverão responder criminalmente por porte ilegal de armas e crimes ambientais de grave teor.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em uma das residências construídas na área invadida, além de armas, os militares encontraram um caderno contendo anotações de serviços realizados, no caso, limpeza da área e construção de barracos nas imediações da Fazenda Vilhena e ao ser indagado, um dos presos revelou que recebia a quantia de R$ 400,00 por casa construída e que para tais construções, extraía madeiras na área florestal existente na fazenda.

- Advertisement -

Durante as investidas, os policiais prenderam infratores que estavam de posse de espingardas bem como apreenderam outras espingardas dentro dos barracos, além de munições de diversos calibres, como 36 e 22.

Um dos ocupantes e integrantes do Movimento Agrário Popular conversou com a reportagem e afirmou que o movimento existe há 12 anos e que por mais que a polícia realize abordagens e apreenda armas, munições e motosserras, sempre haverá armamento na posse de ocupantes.

❝Se a polícia entrar lá mais 12 vezes, nestas doze, irão apreender armamentos e motosserras, sempre andaremos armados. A Justiça pode nos tirar hoje da fazenda e no outro dia invadiremos novamente,❞ afirmou.

Ainda segundo o integrante do MAP, para que os interessados em realizar posse de terras e participar do movimento agrário, o diretor identificado apenas como ❝Clarindo❞ cobra o valor de R$ 250,00, além de ordenar o desmatamento ilegal da área e a construção de barracos para obter as terras.

Fazenda Vilhena 

A Fazenda Vilhena ficou conhecida no estado de Rondônia, após cinco pessoas serem executadas de forma cruel durante uma chacina promovida por movimentos de sem terras, que tentavam roubar as terras, no ano de 2015.

Na ocasião, a chacina ocorreu após uma decisão judicial ter sido desfavorável aos invasores, que em forma de retaliação à Justiça e aos proprietários da fazenda, ceifaram a vida das cinco pessoas, bem como queimaram  casas.

Desde então, a Fazenda Vilhena vem sofrendo ataques e conflitos agrários e processos judiciais e inclusive, a investida policial realizada hoje, deve-se a uma possível decisão da Justiça para reintegração de posse da área invadida.

O caso de hoje foi lavrado na Delegacia de Polícia Civil, onde os envolvidos serão indiciados pelo delegado plantonista e deveram ficar à disposição da justiça.

A reportagem continua acompanhando os casos que envolvem a Fazenda Vilhena.

 

Carlos Mont Serrate

Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas