Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Produtores de soja têm até sexta-feira, 30, para cadastrarem lavoura

- anúncio-

O prazo para os produtores de soja cadastrarem suas áreas produtivas na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) termina nesta sexta-feira (30). O cadastro é obrigatório e a falta dele pode acarretar em multa de R$ 1.221,80.

De acordo com nota da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), o intuito do cadastro é atualizar informações das áreas produtoras e dos agricultores. Os dados subsidiam a fiscalização durante o período de vazio sanitário da soja e a aplicação das medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática, além de embasarem políticas públicas para o setor.

- Advertisement -
- Advertisement -

A supervisora do Idaron no Cone Sul, Andreia Luciane Lindiner, informou que dos 1,1 mil produtores de soja do Estado, 940 estão localizados no Cone Sul.  “A soja vem trazendo um alavanque para a economia do Estado de Rondônia e para a região de Vilhena”, disse.

- Advertisement -

O cadastro deve ser feito por área produtora e pode ser efetivado em uma unidade da Idaron ou através do site da instituição. Presencialmente, o produtor deve trazer documentos pessoais, dados da localização da área e a da variedade plantada. “É de extrema importância se o agricultor já puder nos informar a coordenada geográfica de localização dessa área, mas se ele não souber, isso não barra o cadastramento”, explicou Lindiner.

Safra 2016/2017
Conforme a Secom, entre janeiro e novembro deste ano, foram exportados 766.114.119 quilos de soja, movimentando US$ 276.592.724, o que representou 33% de tudo que foi exportado pelo Estado.

A expectativa de produção da safra 2016/2017 é de 811 mil toneladas, representando um aumento de 6,15% em relação à safra 2015/2016. Também há expectativa de crescimento da área plantada de 252 mil hectares para 261 mil hectares.

O presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, ressalta a importância da soja para a economia do Estado. “A soja é o segundo produto mais exportado por Rondônia. Mais de 80% das exportações do Estado vem do campo”.

 

 

Fonte: G1/RO

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas