Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Prefeito antecipa aniversário de Chupinguaia, órgãos públicos e comércios deixam de funcionar

- anúncio-

Nesta segunda-feira, 26 de dezembro, o prefeito do município de Chupinguaia, Vanderlei Palhari, anunciou de que antecipou a data de aniversário da cidade para hoje, sendo assim, a maioria dos comércios e órgãos públicos não funcionaram devido a esse feriado.

Até o momento nenhum evento foi divulgado pela prefeitura para comemoração aos 20 anos, mas Vanderlei parabenizou a toda a população pelo aniversário do município.

- Advertisement -
- Advertisement -

Histórico:

- Advertisement -

Chupinguaia é um município brasileiro do estado de Rondônia. Localiza-se a uma latitude 12º33’08” sul e a uma longitude 60º53’59” oeste, estando a uma altitude de 360 metros. Surgiu do desmembramento das terras de Vilhena e de Pimenta Bueno. Sua população estimada em 2010 era de 8.304 habitantes.

O primeiro nome da cidade se dá ainda na década de 70 com o nome de Viradouro, por conter apenas duas ruas, logo com a emancipação realizada nos primórdios de 1995 se dá o nome de Chupinguaia. Algum dizem que o nome se dá devido uma ave encontrada na região (chupin), contudo moradores antigos e indígenas locais contestam esta afirmação completando que o nome é na verdade derivado de língua indígena e que o significado é na verdade (rio de sangue), em alusão aos acontecimentos predominantes na época da exploração do lugar.

A formação da cidade se deu devido a madeira, abundante no período, principalmente no que se refere as madeiras de lei como: Cerejeiras, Mogno, Cabriúva, e outras tantas dificilmente encontradas, e protegidas por lei nos dias atuais. Havia ainda no período grande incidência de serrarias nas quais eram responsáveis pela extração e envio das madeiras para outras cidades do território nacional a saber: São Paulo e Rio de Janeiro, como também para exportação a países como: Portugal, Espanha e outros. O município é composto na atualidade de vários distritos a saber: Guaporé, Boa Esperança, Novo Plano, Corgão. O município passa no momento por uma fase de crescimento, estando entre os 10 maiores arrecadadores do estado, isto entre os municípios fora da rodovia federal BR-364, devido à grande quantidade de bovinos, madeira e agricultura no local.

O município foi criado na data de 27 de dezembro de 1995, através da lei nº 643, com áreas desmembradas dos Municípios de Vilhena e Corumbiara.

 

Redação

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas