Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Judoca rondoniense treina com campeã olímpica para primeira Seletiva dos Jogos de Tóquio 2020

- anúncio-

Encabeçando a recente lista divulgada pela Confederação Brasileira de Judô com os atletas convocados para a disputa da primeira Seletiva Olímpica dos Jogos de Tóquio 2020, está a judoca rondoniense, Amanda Arraes.

Estudante da escola estadual Josino Brito, de Cacoal, Amanda, de apenas 16 anos, já coleciona diversos títulos e medalhas: é tetracampeã dos jogos Escolares de Rondônia (Joer), foi bicampeã dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) e neste ano trouxe a medalha de ouro para Rondônia nos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional, em João Pessoa (PB).

Com um currículo extenso, Amanda Arraes chamou a atenção da campeã olímpica nos Jogos de Londres, Sarah Menezes. Em 2015, a Nunes Associação Esportiva de Cacoal, clube onde Amanda treina em Rondônia, homenageou Sarah Menezes, que estava no estado para acompanhar os Jogos Escolares de Rondônia. Na visita à associação, Sarah contou sua trajetória no tatame, as dificuldades pelas quais passou até chegar ao ouro em Londres e, no final, abriu espaço para as perguntas dos alunos. Foi quando Amanda surpreendeu a campeã ao dizer que se inspirava na piauiense, e contou que percorria cerca de 15 quilômetros de bicicleta para participar dos treinos de judô.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ao ter seu nome na lista de atletas convocados para a disputa da primeira Seletiva Olímpica dos Jogos de Tóquio 2020, que definirá os nomes que estarão na seleção principal em 2017, Sarah Menezes se lembrou da atleta cacoalense e a convidou para treinar junto com ela em Teresina no mês que antecede à Seletiva.

- Advertisement -

Em entrevista para a Confederação Brasileira de Judô, a campeã Sarah Menezes falou sobre os motivos que fizeram com que ela convidasse a rondoniense para o treinamento. “A Amanda me fez chorar quando fui homenageada na cidade dela, um ano atrás. Me contou que o sonho dela era ser da seleção e, quando vi seu nome na lista, quis ajudar nos treinamentos, pelo esforço e determinação que ela tem”, explicou Sarah, completando que “além de treinar comigo, ela vai ter o suporte do meu preparador físico, Paulo Ricardo, do fisioterapeuta Diego Motta e do professor Expedito Falcão”.

Com todos os resultados obtidos e ao conquistar o segundo lugar na Seletiva Nacional Sub-18 (Categoria Ligeiro), onde nas seis lutas que fez venceu cinco por ippon e perdeu apenas no último combate, a rondoniense somou os primeiros pontos no Ranking Nacional da Base e se classificou para o Meeting, que acontecerá durante treinamento de campo em Pindamonhangaba, de 16 a 26 de janeiro de 2017. A seletiva para a seleção principal será no dia 14 de janeiro, em São Paulo. Amanda deve ficar em treinamento no Piauí até o dia 9 de janeiro.

Emocionada, Amanda é só alegria diante da oportunidade que tem em sua vida. “O convite da Sarah foi uma surpresa. Fiquei em choque e muito feliz dela lembrar de mim e acreditar no que eu disse a ela quando ela veio a Cacoal e no projeto onde treino. Ela é minha inspiração e sonho conquistar o que ela conquistou”, disse Amanda, sem esconder a empolgação. “Estou aqui ainda sem saber direito como vai ser, mas tenho certeza que será tudo diferente.Estou disposta a aprender tudo com ela e com a equipe técnica. Mas devo todo o meu agradecimento ao sensei Antônio Nunes, que me possibilitou chegar aonde eu cheguei”. 

Outras conquistas:

 2012

Campeã estadual – RO

Campeã Brasileira Regional – MS

3º lugar Campeonato Brasileiro PA

Campeã do Festival da Amizade de Judô – RO

Campeã Copa dos Campeões – RO

Campeã Copa Corinthians – SP

2013

5º lugar Campeonato Brasileiro Sub-15 RO

5º lugar Jogos Escolares da Juventude 12 A 14 Anos – RN

Campeã Campeonato Brasileiro Regional – Região IV – MS

Campeã Estadual – RO

Campeã do Festival da Amizade de Judô – RO

Copa AECAFO – RO

2014

5º Lugar Campeonato Pan-Americano Sub15 – Porto Rico

Campeã Copa AECAFO Estadual – RO

3º Lugar Jogos Escolares da Juventude 12 a 14 Anos – PR

Campeã Campeonato Brasileiro Sub 15 – AP

Campeã 14º Festival Da Amizade De Judô – RO

Campeã Campeonato Brasileiro – Região IV – RO

2015

7º lugar Seletiva Nacional da Base Sub-18 E Sub-21 – BA

Campeã 5ª Etapa Ranking Estadual – RO

5º lugar Jogos Escolares da Juventude 15 A 17 Anos 2015 – por Equipe – PR

3º lugar Jogos Escolares da Juventude 15 A 17 Anos 2015 – PR

3º lugar Campeonato Brasileiro Sub 23 -BA, Campeã Campeonato Estadual – RO

Campeã 2ª Etapa Ranking Estadual – Pimenta Bueno – RO

5º lugar Campeonato Brasileiro Sub 18 – MS

7º lugar Campeonato Brasileiro Sub 21 – PE

2º lugar Campeonato Brasileiro – Região IV – MT. 2º lugar Campeonato Brasileiro – Região IV – MT

Campeã Seletiva Estadual Regional IV – RO

2016

2º lugar Seletiva Nacional da Base 2017 – BA, 7º lugar Seletiva Nacional da Base 2017 – BA Campeã Jogos Escolares Da Juventude 15 A 17 Anos – PB

Campeã 1ª Etapa Do Ranking Estadual – RO

3º lugar Taça Brasil De Juniores 2016 – BA

Campeã Campeonato Estadual – RO

5º lugar Campeonato Brasileiro Sub 18 -BA

Campeã Campeonato Brasileiro CBJ – Região IV sub 18 – MS

Campeã Campeonato Brasileiro CBJ – Região IV sub 21 – MS

Texto: Giliane Perin com informações da Confederação Brasileira de Judô/NAEC
Fotos: Amanda Arraes e Ésio Mendes

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas