Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Profissionais da saúde fazem protesto pela falta de médicos na área de ginecologia e oncologia em Vilhena

- anúncio-

14680749_1791811437707673_2692044662750824265_n

Outubro Rosa sem mamografia e exames de preventivo que nunca chegam os resultados, bem como a falta de profissionais incomodam assistências sociais da prefeitura

Nesta sexta-feira, 14 de outubro, agentes comunitários da Prefeitura Municipal de Vilhena vestiram roupas pretas, como protesto em forma de luto pela campanha ❝Outubro Rosa❞ e afirmam que no  município a campanha deveria ser denominada de ❝Outubro Preto❞ em forma de luto pela falta de compromisso do prefeito e vereadores com a saúde na cidade.

Os agentes alegam que realizam a campanha de orientação e conscientização quanto ao câncer de mama, principalmente na campanha ❝Outubro Rosa❞, mas que, pela falta de compromisso com a saúde por parte do poder público municipal, faltam médicos ginecologistas e oncologistas, bem como, a demora na chegada dos exames de prevenção e a longa espera para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

- Advertisement -
- Advertisement -

Em entrevista à reportagem, Carol Silva afirmou que os protestantes não são contra a realização da campanha, mas sim, com a falta de condições de oferecerem uma campanha digna a sociedade vilhenense.

- Advertisement -

❝Falta de médicos ginecologista e oncologistas. Não somos contra a campanha e sim contra à falta de condições de oferecer uma campanha digna a sociedade,❞ disse.

Na rede social Facebook, a agente comunitária Claudilene Oliveira Brigel explicou os motivos que levaram os assistentes sociais a protestarem pela saúde  e pelas melhores condições quanto a campanha ❝Outubro Rosa❞.

❝Esta foi a forma que encontramos para mostrarmos nosso repúdio em relação ao descaso na nossa saúde! Vamos, fazemos a conscientização, mais quando chega a hora do atendimento, nossos pacientes não tem mamografia, que por sinal é um dos focos da campanha do Outubro Rosa. Até fazem o preventivo pelo SUS, aí vem a demora para o resultado chegar. Agora me respondam, do que adianta conscientizarmos as pessoas e  elas não poderem exercer o direito de fazer tais exames? Nosso manifesto representa você, eu e várias pessoas que hoje estão nas filas de espera de uma mamografia… Não podemos esquecer que um dia faz diferença quando se fala do tratamento da doença do câncer de mama! Queremos mamografias, preventivos e ginecologista é nosso direito;❞ pontuou Claudilene.

Outra agente comunitária disse em entrevista: ❝O nosso Outubro Rosa foi negro. Pois trabalhar sem condições e não ter o que oferecer aos pacientes, é ficar iludindo a população e triste. Não somos contra a campanha e sim contra a falta de condições que a saúde pública em Vilhena se encontra! Deveríamos intitular essa campanha de “Outubro Negro”, pois pela falta de médicos especialistas, mulheres estão morrendo com câncer de mama, sem ao menos conseguir tratamento que alivie suas dores.❞

A reportagem acompanha o caso e abre espaço para que vereadores e prefeitura informem quais as medidas que serão adotadas para melhorar a situação da saúde, principalmente quanto aos exames preventivos e a contratação de médicos especialistas no município.

Carlos Mont Serrate

Folha de Vilhena

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas