Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


IFRO adere à mobilização nacional contra PEC 241 e alunos realizam manifestação em Vilhena

- anúncio-

A manifestação reuniu cerca de 400 pessoas, entre alunos e servidores, os quais estiveram caminhando pela principal avenida da cidade

img_3068

Alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, realizaram na manhã desta quinta-feira, 29 de setembro, uma manifestação no centro da cidade, iniciando-se às 9h30. O objetivo é a defesa da educação pública.

- Advertisement -
- Advertisement -

img_3066

- Advertisement -

“Está manifestação que foi organizada pelos alunos é um movimento não só por nós e pela educação, e sim para toda a população, porque essa PEC 241 também atingirá a saúde”, explicou um dos organizadores e também estudante do Curso Técnico em Informática – Tiago José Dorado Modena, 16 anos.

Estudando Tiago José
Estudando Tiago José

Os alunos saíram em caminhada da Praça Nossa Senhora Aparecida até a Praça Padre Ângelo Spadari manifestando sua indignação através de cartazes, eles gritavam pela não aprovação da Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 241, que trata dos cortes na educação e na saúde durante 20 anos.

Os servidores e alunos também estiveram distribuindo panfletos para toda a população, desta maneira, segundo eles, a população irá se informar mais a respeito, podem despertar a curiosidade para pesquisarem o que é a PEC 241 e qual será o teor prejudicial.

img_3075

“A manifestação supriu as minhas expectativas, foi uma manifestação informativa, inicialmente nós movimentamos para poder informar à população sobre a PEC, claro que também nos movimentamos contra, porque está é uma paralização nacional das instituições Federais, uma manifestação muito boa que teve um peso muito forte dos alunos. A intenção é fazer com que cresça ainda mais”, disse Dhonatan Pagani, também um dos organizadores e hoje estudante de Direito.

img_3077

Segundo os organizadores, os mesmos estão prontos para realizar outra manifestação com mais pessoas, na qual, irão visitar as escolas do município para que fiquem cientes do quanto serão prejudicados.

img_3049

Mobilização Geral:

O dia será marcado por ações em todas as unidades da Rede Federal de Educação Profissional, de todo o país.  Na capital, às 10 horas, será feita a leitura da Carta de Vitória, elaborada durante a 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC), ocorrida em Vitória (ES).

O IFRO adere a mobilização nacional com ações em todos os 9 campi do Estado e reitoria. Em Porto Velho a mobilização será feita a partir das 8 horas, no Campus Porto Velho Calama, e terá atividades durante todo o dia. Em Ariquemes a mobilização será feita no período da tarde com passeata pela cidade a partir das 15h saindo da prefeitura. Em Jaru servidores farão uma reunião a partir das 19 horas com a turma de Educação a Distância (EaD) do Curso Técnico em Finanças, para explicar as consequências da PEC 241. O Campus Colorado do Oeste fará no período da manhã uma mobilização no Centro de Convenções do campus a partir das 7h10, e uma passeata também saindo da prefeitura às 14h. Os campi Porto Velho Zona Norte, Guajará-Mirim, Cacoal e Ji-Paraná farão discussões e debates com a comunidade.

Sobre a PEC 241 E PLP 257/2016

O que é? A PEC é uma Proposta de Emnda a constituição encaminhada por TEMER em 15/06/16 para a Câmara dos Deputados.

Do que trata? Chamada de Novo Ajuste Fiscal pelo Governo Federal, limita as despesas primárias da União aos gastos do ano anterior corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Congela os gastos públicos por 20 anos – recursos serão canalizados para pagamento da dívida pública.

Quem será atingido? A exemplo do Projeto de Lei complementar – PLP 257/2016, a medida recai sobre os trabalhadores, os servidores e os serviços públicos em geral, principalmente em áreas essências como Educação e Saúde.

Texto e fotos: Nataly Labajos

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas