Sexta-feira, 29 de março de 2024 -

Comunicado: greve dos bancários começa nesta terça-feira em Rondônia

- anúncio-

greve-bancários-745x445

O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) comunica aos clientes e usuários dos bancos, e à toda a população em geral, que a categoria decidiu, em assembleia geral realizada na última quinta-feira (1/9), entrar em greve por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira, 6/9, em todo o Estado.

Apesar de ser o ramo que mais lucra no país, os bancos se recusam a atender as reivindicações dos bancários, que englobam reajuste salarial decente, mais contratações de funcionários, melhores condições de trabalho, fim das demissões imotivadas, mais segurança dentro e fora das agências, fim do assédio moral, igualdade de oportunidades, dentre outras.

AS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES DOS BANCÁRIOS

- Advertisement -

• Reajuste salarial de 14,78%, o que significa 5% de aumento real acima da inflação.
  • PLR de três salários mais R$ 8.317,90 fixos para todos.
  • Piso salarial de R$ 3.940,24 (equivalente ao salário mínimo do Dieese em valores de junho último).
  • Vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá no valor de R$ 880,00 ao mês para cada (salário mínimo nacional).
  • Melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoecem os bancários.
  • Emprego: fim das demissões, mais contratações, fim da rotatividade e combate às terceirizações diante dos riscos de aprovação do PLC 30/15 no Senado Federal, além da ratificação da Convenção 158 da OIT, que coíbe dispensas imotivadas.
  • Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários.
  • Auxílio-educação: pagamento para graduação e pós.
  • Prevenção contra assaltos e sequestros: permanência de dois vigilantes por andar nas agências e pontos de serviços bancários, como determina a legislação. Instalação de portas giratórias com detector de metais na entrada das áreas de autoatendimento e biombos nos caixas. Abertura e fechamento remoto das agências, fim da guarda das chaves por funcionários.
  • Igualdade de oportunidades: fim às discriminações nos salários e na ascensão profissional de mulheres, negros, gays, lésbicas, transsexuais e pessoas com deficiência (PCDs).

Fonte: Bancários RO