Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Alunos do Campus Vilhena realizam visita técnica inédita a Minas Gerais

- anúncio-

13654405_10154490648078578_4857482787259095501_n (1)

Com saída no dia 24 de julho e chegada no dia 01 de agosto, 30 alunos dos três cursos Técnicos em (edificações, eletromecânica e informática) integrados ao ensino médio, do Instituto Federal de Rondônia, IFRO/Campus Vilhena, realizaram uma saga de nove dias até as cidades mineiras de Belo Horizonte e Ouro Preto. A visita foi coordenada pela professora Marisa Rodrigues de Lima, de física, contou com o apoio e acompanhamento do professor de história e chefe do Departamento de Extensão, Eder Carlos Cardoso Diniz, ao lado dos colegas Antônio Sérgio Florindo dos Santos, de matemática, e Maria Consuelo Moreira, de geografia.

A visita vem sendo organizada desde fevereiro deste ano, sendo pensado em todos os detalhes para melhor aproveitamento da visita. Exemplo disso foi a parada estratégica ao longo do caminho para o pernoite em outros IF’S, a citar: O IFMT, Campus São Vicente, o IFG, Campus Itumbiara e o IFMG, Campus Santa Luzia. Nesses locais foram contatados outros colegas de IF’s e alunos também dessas instituições.

- Advertisement -
- Advertisement -

A programação

- Advertisement -

A programação foi extensa e quase sem interrupção com muitas surpresas e curiosidades para os alunos e professores envolvidos no projeto da visita técnica, como consta no depoimento da professora Marisa Rodrigues de Lima “Ao organizarmos a visita técnica imaginamos colher muitos resultados em disciplinas diversas, física, matemática, geografia e história. Para nossa surpresa verificamos nos depoimentos dos alunos que o objetivo foi superado. Percebemos um aprendizado intenso nas disciplinas técnicas e uma mudança e ampliação de visão de mundo gerando conhecimento cultural e artístico”. Durante os três dias nas cidades de Minas Gerais. A mesma começou no logo na manhã do dia 27 com uma visita e palestra no BH-Tec (Parque Tecnológico de Belo Horizonte) que tem como principal motivação o fomento da competitividade da indústria nacional a partir do desenvolvimento tecnológico de ponta e como plataforma para transferência de tecnologia e geração de sociedades empresariais. O BH-tec é dirigido por um conselho de representantes do governo das universidades e empresas de tecnologia.  No local os alunos foram apresentados ao imenso complexo do parque e tudo o que envolve em termos de novidades no mundo da tecnologia e inovação. Em seguida os alunos se dirigiram ao CT Nanotubos que é um centro de tecnologia (CT) em nanotubos de carbono (NTC) e grafeno, onde são realizadas pesquisas com polímeros e com o concreto enriquecidos com nanotubos de carbono, com a finalidade de aumentar a resistência desses materiais para construção civil e emprego em tubos de alta resistência para retirada de petróleo no pré-sal. Essa pesquisa está sendo financiada pela Petrobrás.  O CT nanotubos é dirigido pelo pesquisador Prof. Doutor Marcos Pimenta da UFMG.

Na parte da tarde os alunos foram conhecer o MAP (Museu de Arte da Pampulha). O mesmo foi projetado por Oscar Niemeyer à beira da lagoa da Pampulha. Ele foi originalmente construído para alojar um cassino, em 1943, mas desde 1957 funciona como museu. Graças a recente notícia de que o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, é o mais novo patrimônio cultural da humanidade, título recebido dia 17 de julho, em Istambul, os alunos foram entrevistados e fotografados para o jornal, Estado de Minas. Na entrevista os mesmos narraram à importância e o fascínio do “Primeiro Olhar”, como foi colocado pelo jornalista do referido jornal.

Ao final da tarde, houve o deslocamento para outro Patrimônio Cultural da Humanidade, A ESCOLA DE MINAS (primeira universidade do país que conta com museu de história natural, museu de geologia, sala de mineralogia e sala interativa de física e observatório astronômico) na cidade de Ouro Preto. “Ter a oportunidade de participar dessa visita técnica foi uma experiência única, pois, saber que muito da história brasileira estava ali (Ouro Preto). Foi maravilhoso, a ampliação dos horizontes em todos os sentidos’, afirmou a aluna do 3º Ano B de Informática, Keuren Cristina Silva.

Chegar em Ouro Preto e se deparar com uma outra cultura, um outro universo, outra realidade e muitas novidades impressionou os alunos, “ Foi uma experiência inédita, não imagina que poderia extrair tantas coisas novas em tão pouco tempo”, afirmou o aluno Antônio Carlos Simonato Junior, do 2º Ano A do curso de Eletromecânica.

Já no segundo dia (28), os alunos foram visitar a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tiveram o contato com o Departamento de Física (DEFIS) e tiveram uma aula no laboratório de física com o prof. Dr. Carlos Joel Franco, sobre o que são cristais naturais e artificiais e onde podem ser aplicados (produção de circuitos elétricos, lasers, transistor, vidros de relógio, etc…) aprenderam os procedimentos para chegar aos cristais de maneira artificial. Os Alunos tiveram oportunidade de ver um cristal nascer e crescer de forma artificial e no final da prática fizeram observação no microscópio eletrônico do início de um cristal.

Tiveram um momento de integração e diálogo com os alunos de diversos cursos da UFOP, durante o almoço no R.U. (Restaurante Universitário). Logo mais a tarde tiveram o contato com os alunos do curso de matemática, onde ficaram a conhecer melhor o curso e as diversas alternativas aos matemáticos, momento esse organizado pelo professor de matemática, IFRO/Campus Vilhena, Antônio Sérgio Florindo Santos.

Com a intermediação da professora de geografia Maria Consuelo Moreira, foram ao Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto e no laboratório de Geografia, onde puderam conhecer o laboratório de solos, sendo que tiveram contato com equipamento como prensas auto fornos, medidores de acidez do solo, conheceram uma pesquisa de um químico destinada a aproveitar os rejeitos do rompimento da barragem de Mariana, com o fim de produzir canalizadores. Ainda tiveram oportunidade de conhecer no IFMG OURO PRETO laboratório de cartografia, sala de arte, mirante.

No dia 28/07, no período da noite os alunos conheceram o observatório astronômico da escola de minas, onde fizeram observação dos planetas Marte e Saturno.

No dia 29/07 pela manhã visita ao patrimônio histórico de Ouro Preto, onde puderam visitar a Casa dos Contos. A mesma, em 1784, foi residência e “Casa de Contratos” destinada ao recolhimento de impostos. Em 1789, serviu de prisão nobre de Inconfidentes e sede da “Administração e Contabilidade Pública da Capitania de Minas Gerais”, daí o nome de “Casa dos Contos”. Recebeu acréscimos físicos como o destinado à “Casa de Fundição e da Moeda”, bem como foi sede de repartições públicas, além de em seu porão estar exposto uma série de instrumentos de tortura dos escravos e ser uma antiga senzala. Foram a três igrejas com estilos diferentes do barroco mineiro, que são: a Igreja do Pilar, a Igreja de São Francisco e a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

E no período da tarde o grupo se deslocou para Mariana onde visitaram a MINA da PASSAGEM (mina de ouro desativada a 120 m de profundidade). Desde a sua fundação no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro.

A visita técnica foi “algo que contribuiu muito para o acréscimo de conhecimentos em minha vida (…), estou grato de ter participado”, externalizou o aluno Thiago Proenço, do 2º A, eletromecânica.

Fonte: Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas