Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vilhena precisa de 712 mesários voluntários para eleições de 2016

- anúncio-

g1
Vilhena precisa de 712 mesários voluntários para eleições de 2016 (Foto: Ricardo Araújo/Rede Amazônica)

O município de Vilhena (RO), a 700 quilômetros de Porto Velho, precisa de 712 mesários voluntários para as eleições deste ano, de acordo a 4º Zona da Justiça Eleitoral do Estado. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Cartório Eleitoral ou pela internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral.

A chefe do Cartório Eleitoral de Vilhena, Fabiola Canuto, explica que qualquer eleitor em situação regular, que tenha mais de 18 anos, pode se inscrever no programa Mesário Voluntário. “No site do TRE tem o ícone mesário voluntário, onde a pessoa entra, se cadastra e a gente já recebe automaticamente no cartório”, explica.

Fabiola ressalta que os interessados podem se inscrever em qualquer época. “As inscrições são permanentes, independente de época eleitoral, pois há convocados que tem algum problema, adoecem, entram de licença maternidade, e precisam ser substituídos. Com isso, procuramos os nomes que estão neste banco de dados”, destaca.

- Advertisement -
- Advertisement -

A chefe salienta ainda que, a inscrição como mesário voluntário não significa que a convocação é certa. O Cartório Eleitoral analisa a ficha de inscrição e verifica se existe vaga na seção de votação do candidato, e assim, ele poderá ser convocado. Em Vilhena existem 178 seções distribuídas em 24 locais de votação. Para cada seção são necessários quatro mesários.

- Advertisement -

Qualquer eleitor pode ser escolhido para ser mesário, exceto os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; funcionários do serviço eleitoral; bem como, eleitores menores de 18 anos.

Convocados
A nomeação dos mesários será feita até 3 de agosto pelo juiz eleitoral do município. Caso o candidato seja convocado, mas no dia das eleições não possa comparecer, o eleitor tem um prazo máximo de cinco dias, desde o recebimento da convocação, para apresentar a justificativa do impedimento. Caso aconteça algum imprevisto no dia das eleições e o mesário não compareça, o prazo é de 30 dias para se justificar no Cartório Eleitoral. Caso contrário, o mesário pode ser multado.

Os mesários convocados receberão treinamento da Justiça Eleitoral no final do mês de setembro. A formação será de uma semana. “Serão repassadas todas as informações necessárias, treinamento com a urna eletrônica, com o caderno de votação, a forma de abordagem com o eleitor, os problemas mais frequentes, para chegar no dia da eleição com o máximo de gente treinada e capacitada”, enfatiza Fabiola.

Funções
Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição estão as seguintes: presidente da mesa receptora de votos e de justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente.

Cabe a eles também organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir, com tranquilidade, os trabalhos de votação.

Benefícios e regras
Os mesário voluntários tem auxílio-alimentação para o dia da eleição, dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral, créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os Tribunais Regionais Eleitorais, vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.

Fonte: G1

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas