Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


O jogo dos bastidores políticos de Colorado do Oeste

- anúncio-

prefeitura_de_colorado_do_oeste_-_foto_eliete_marques

 

O jogo de cintura nos bastidores políticos de Colorado do Oeste está a mil entre os partidos, mesmo com as convenções já autorizadas, e pouco menos que duas semanas antes das eleições, ainda segue indefinidos alguns nomes, principalmente quanto a composição majoritária. Nessa época, os candidatos para Prefeito geralmente já estão aliados junto a seus partidos e a outros que de alguma forma compartilham de suas ideias e objetivos para o governo. Essas alianças feitas nessa época de eleições são chamadas de coligações. As coligações são essenciais para que um candidato consiga se eleger, porque, entre outras coisas, elas dão mais tempo de propaganda eleitoral para ele poder expor suas ideias para as pessoas. A exposição é fundamental para o sucesso de qualquer campanha política, no caso em Colorado, existe apenas a propaganda de rádio. Vamos aqui fazer uma análise de como esta este jogo político entre os pretensos postulantes ao cargo máximo de Colorado.

- Advertisement -
- Advertisement -

Um dos grupos mais indefinidos é o do PMDB, que sem dúvida é o maior do Estado, já que o governador Confúcio Moura e mais o clã Raupp marcham há anos na legenda, porém, em Colorado não conseguem chegar em um consenso. Inicialmente teve o nome do pecuarista e servidor público Ênio Milani lançado, no qual teve seu nome desaprovado internamente perante o 1° secretário da Câmara de vereadores, Professor Jedeon. Também não podemos esquecer-nos da tentativa do mestre de cerimônia Roni Freitas, que não levou à frente. Agora, em uma quarta tentativa, o grupo noticia o ex-diretor do DER e presidente da CENACOL Paulo Ferreira, popularmente conhecido como Paulinho da Cenacol, derrotado em 2012 na chapa do petista Cido.

- Advertisement -

Também teve seu nome projetado, o radialista e chefe do Detran Edmilson Almeida, o Edinho da Rádio – PV, que conta com o apoio do Deputado Estadual Luizinho Goebel, tendo enfim sua tão esperada chance. No momento de seu lançamento Edinho teve uma boa aceitação, porém, após a sua aproximação com o PT (partido da presidente afastada da câmara Marylei Novaki) e PDT, seu tão almejado projeto político poderá ir por água abaixo, já que a população tem desaprovado maciçamente as ações que ambos vinham conduzindo o poder legislativo, sendo alvos constantes de investigações do Ministério Público. Mesmo assim Edinho, continua sendo um nome forte, já que conta com a ex-secretária de assistência social Marlucia da Silva, e também um grande número de militantes.

Também caminha como uma alternativa é o ex-petista Professor Ribamar, hoje militando no PSB, partido do vice-governador Daniel Pereira. Juntamente com Ribamar caminha o também ex-petista vereador Almiro Dias, hoje no PSD, e que também esteve no SDD(Solidariedade). Ribamar traz em sua bagagem o cargo de ex-diretor do IFRO, porém o eleitor o vê com distanciamento de algumas camadas da sociedade. O pré-candidato vem trabalhando para derrubar esse paradigma, tentando uma aproximação de grupos influente.  Com um discurso independente, ainda está à procura de um vice, enfatizando a não possibilidade de ser vice de outra chapa, Ribamar vem ganhando território a cada dia, podendo quem sabe ser uma surpresa, é esperar pra ver.

Também quem tenta de toda forma salvar sua carreira política é o vereador Vagner Tutu, vendo com dificuldades a reeleição à cadeira legislativa este ano, tendo seu nome veiculado negativamente em diversos meios de comunicação, Tutu vem se esforçando para se encaixar a algum dos pretensos grupos políticos. Colocou o nome como pretenso candidato à prefeitura, porém não surtindo efeito algum junto ao eleitorado, sendo mais provável uma aliança com Edinho da Rádio, no qual vem mantendo frequentes conversações.

O último nome e atual gestor, vem para a reeleição é de Josemar Beatto – PSDC, dando continuidade ao seu antecessor Anedino, que se afastou para concorrer ao legislativo estadual em 2014. Fazendo um mandato avaliado como regular/bom mediante a população, Beatto vem se desdobrando para administrar o município mediante a crise econômica que vem assolando todo o país, e fazendo com que municípios menores sofram mais drasticamente.

Apesar da falta de recursos, e com algumas obras do Governo Federal ainda em conclusão, a população ainda o tem como um político humilde e dedicado ao município. Muito cobrado junto a oposição pela falta de apoio político, Beatto tem se esforçado perante aos parlamentares de outros partidos na busca de recursos, podendo ter esse quadro mudado a partir de agora, com futuras alianças.

Josemar também está à procura de um vice que traga esse apoio externo, e que contribua na administração, já que ficou sobrecarregado pela ausência de um vice, inclusive debilitando sua saúde, ao ponto de quase o tirar dessa disputa. Sem dúvida conta com um grupo forte, vencedor nas últimas duas eleições, porém enfrentará uma oposição ferrenha, que não poupará críticas a sua gestão, como o atraso no pagamento dos servidores, situação que já foi resolvida. O ponto positivo é que algumas obras paralisadas foram retomadas, e o grupo vem se reunindo novamente em torno de seu nome.

Agora é esperar e fazer suas apostas, e esperar que vença o melhor para Colorado.

 

Por: Thiago Vieira

Fonte: Folha de Vilhena

 

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas